Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Carballal diz que governo 'legitimou' comissões ao votar vetos de Bruno e projeto da Guarda Municipal
Carballal diz que governo 'legitimou' comissões ao votar vetos de Bruno e projeto da Guarda Municipal
Por Davi Lemos
18/05/2022 às 10:12
Atualizado em 18/05/2022 às 10:12
Foto: Divulgação/ CMS/Arquivo

O vereador licenciado Henrique Carballal (PDT), que acompanhou nesta terça-feira (17) a sessão plenária em que foi aprovado o Plano de Carreira para os Guardas Civis Municipais e vetos do prefeito Bruno Reis (UB), disse que, ao aceitar votar as matérias do ordem do d0ia, a bancada de governo legitimou as composições das comissões que vêm contestando na Justiça. Uma ação movida por União Brasil e PDT tramita na 8ª Vara da Fazenda Pública da capital, na qual é alegada falta de proporcionalidade nos colegiados.
"Hoje a bancada do prefeito tomou um banho e demonstrou a incapacidade de entender como tramitam os projetos na Casa. Para votar um veto do prefeito, precisa ter parecer da CCJ. Quando a bancada votou favoravelmente a manutenção dos vetos, ela reconheceu o parecer da CCJ que eles contestam. O parecer do Plano de Carreira da Guarda Municipal foi lido em plenário por [Alexandre] Aleluia, que é presidente da CCJ", comentou Carballal.
Havia sete vetos para apreciação na Ordem do Dia, dentre os quais o veto parcial ao Projeto de Lei 39/2022, encaminhada pelo Executivo municipal, que dispõe sobre a Reestruturação do Plano de Cargos, Vencimentos e Carreira dos Servidores da Câmara Municipal de Salvador.
Crítica
O vereador licenciado ainda criticou a postura do vice-presidente da Casa, Duda Sanches (UB), que, segundo ele, ao perceber que a votação legitimava as composições das Comissões de Constituição e Justiça e da Orçamento e Finanças, disse que a bancada do governo votava as matéria, mas não reconhecia a composição das comissões temáticas.
"Além de estarem perdidos, sem saber o que estão fazendo, é muito feia a postura do vereador Duda Sanches. Só interessa desobstruir [o funcionamento das comissões] quando interessa? Isso não é política", disse o pedetista. Durante a sessão desta terça-feira (17), o presidente da Casa, Geraldo Jr (MDB), também alfinetou Sanches. "Preocupado em me licenciar para um projeto maior e deixar a Casa na mão de vossa excelência. É despreparado para assumir a função”, alfinetou Geraldo Jr, que é pré-candidato a vice-governador na chapa de Jerônimo Rodrigues (PT).
