/

Home

/

Noticias

/

Bahia

/

"Proteger crianças da covid-19 é uma questão humanitária”, diz Fábio Vilas-Boas

"Proteger crianças da covid-19 é uma questão humanitária”, diz Fábio Vilas-Boas

Por Redação

06/01/2022 às 08:16

Atualizado em 06/01/2022 às 08:16

Foto: Divulgação

Fábio Vilas-Boas

O ex-secretário da saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, comentou a decisão do Ministério da Saúde que, 20 dias após a aprovação da Anvisa, enfim recomendou nesta quarta-feira (5) a vacinação contra a covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos. Para o médico e pré-candidato a deputado federal, o bom senso e a ciência prevaleceram. Porém é preciso correr atrás do tempo perdido.

“Proteger as crianças da covid-19 é tanto uma obrigação ética dos governantes como uma necessidade prática. Não vaciná-las é abrir espaço para o contágio nessa faixa etária pelas cepas já existentes ou até o surgimento de uma variante que afete de forma mais grave as nossas crianças. É hora de virar a página de mais um capítulo triste do Ministério da Saúde, que tanto protelou a decisão, e organizar um esquema eficiente de vacinação”, disse Vilas-Boas.

A aplicação da vacina da Pfizer em crianças foi aprovada pela Anvisa em 16 de dezembro. O imunizante possui doses distintas daquelas aplicadas em adultos e precisa ser enviado pelo Governo Federal aos estados, o que deve ocorrer a partir do dia 10 de janeiro. Mais de 30 países, entre eles Chile, Argentina, Estados Unidos e Alemanha já aplicam as vacinas em menores de 12 anos.

“Criança também pega covid-19 e pode desenvolver formas graves da doença. Não há como combater a pandemia sem imunizar toda a população, inclusive os mais jovens. Quem tem a ciência como um guia precisa combater essas campanhas de desinformação, que insistentemente tentam se aproveitar do medo dos pais e têm como alvo pessoas que estão vulneráveis”, disse o pré-candidato a deputado federal.

Momento delicado

A decisão do Ministério da Saúde chega num momento crítico. Segundo a Our World In Data, organização internacional que reúne dados sobre a pandemia, houve um recorde de novos casos de covid-19 em 24 horas no planeta. Na terça-feira (4), 2,6 milhões de pessoas foram contaminadas pelo vírus, resultado do espalhamento da variante ômicron, que já tem casos no Brasil.

“Felizmente, o número de novas mortes no mundo segue em queda. É um sinal de que as vacinas estão fazendo o seu papel: preparando o sistema imunológico para a covid-19. Não podemos parar de vacinar novos públicos e reforçar a dose de quem já tomou. O mundo está nos mandando um alerta de que a ômicron é mais contagiosa do que as variantes que conhecemos”, comentou Vilas-Boas.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.