Home
/
Noticias
/
Salvador
/
Azi acusa Rui de fazer propaganda enganosa: "a Bahia real é muito diferente"
Azi acusa Rui de fazer propaganda enganosa: "a Bahia real é muito diferente"
Por Redação
07/02/2020 às 17:08
Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

O presidente estadual do DEM, deputado federal Paulo Azi, afirmou, nesta sexta-feira (7), que a recente propaganda do governo do Estado passa longe da verdade. Em outdoors espalhados por Salvador, a gestão do governador Rui Costa (PT) se autointitula como "o melhor governo do Brasil".
"Eu acredito que o governador deve rever seu conceito de 'melhor'. Ele agora inaugurou a temporada do autoelogio, já que não existe nenhum dado oficial ou pesquisa nacional que indique que o governo esteja nessa posição. A Bahia tem o pior ensino médio do Brasil, é o estado com maior índice de desemprego, continua no topo com as mais elevadas taxas de homicídio. O governador precisa explicar à população baiana como um governo pode ser considerado o melhor diante destes números graves", ressalta Azi.
Na gestão fiscal, o deputado lembra que a Bahia tem classificação C na Capacidade de Pagamento, o que proíbe o Estado de obter garantia da União para realizar empréstimos. Além disso, o Estado tem 96,2% de sua receita líquida comprometida, colocando a Bahia em situação pré-falimentar. Isso acontece quando o percentual das despesas correntes alcança 95% das receitas correntes.
"O déficit orçamentário da Bahia passou dos R$ 900 milhões em 2018, quatro vezes mais do que em 2015, quando o valor estava em R$ 200 milhões. O governador deveria usar a propaganda do governo para explicar ao povo da Bahia como irá resolver todos estes problemas", destaca.
Para Azi, a educação é hoje um dos maiores problemas da gestão do petista. "Um governo que abandona a educação não pode, nem de longe, ser considerado o melhor. Na capital e no interior, Rui é chamado de 'o fechador de escolas', em referência às unidades de ensino fechadas no estado, o que teve grande repercussão com o encerramento das atividades do Odorico Tavares", disse.
