Lewandowski sobre André Mendonça: ‘Homem certo, no lugar certo’
Por Estadão Conteúdo
28/04/2020 às 19:35
Atualizado em 28/04/2020 às 19:35
Foto: André Dusek/Estadão

“O homem certo, no lugar certo, no momento certo”, afirmou o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, sobre a nomeação de André Mendonça, ex-chefe da Advocacia-Geral da União, ao comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele assume no lugar do ex-ministro Sérgio Moro, que deixou a pasta acusando o presidente de tentar interferir na politicamente na Polícia Federal.
O ministro Luís Roberto Barroso também comentou a escolha: “O Dr. André Mendonça teve um desempenho admirável na AGU. Íntegro, elegante e preparado. Desejo a ele toda sorte na nova missão”.
A escolha por Mendonça foi feita por Bolsonaro na tarde desta segunda, após se reunir com o ex-AGU e também com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, que até então vinha sendo considerado o candidato mais forte à vaga do ex-juiz Sérgio Moro.
Em sua primeira declaração, por meio das redes sociais, Mendonça afirmou: “Agradeço ao pr @jairbolsonaro por confiar a mim a missão de conduzir as políticas públicas de Justiça e Segurança do nosso país. Meu compromisso é continuar desenvolvendo o trabalho técnico que tem pautado minha vida. Conto com o apoio do povo brasileiro! Que Deus nos abençoe!”.
Evangélico, Mendonça é considerado extremamente leal, mas não tão íntimo da família Bolsonaro. Além disso, tem mais trânsito fora do governo do que o presidente. Como advogado geral da União, ele conta, por exemplo, com mais acesso a ministros do Supremo Tribunal Federal.
