/

Home

/

Noticias

/

Salvador

/

Saúde monitora primeiros casos suspeitos de coronavírus em Salvador; número sobe para 5

Saúde monitora primeiros casos suspeitos de coronavírus em Salvador; número sobe para 5

Por Redação

27/02/2020 às 18:25

Atualizado em 27/02/2020 às 18:39

Foto: Divulgação

Os pacientes seguem monitoradas pelas equipes da Vigilância Epidemiológica

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde, recebeu a notificação de cinco casos suspeitos de Covid-19 na capital baiana. No início da tarde, apenas três registros eram contabilizados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Os pacientes seguem monitoradas pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e os protocolos de isolamento já foram aplicados de maneira preventiva. Amostras laboratoriais também foram coletadas para confirmar ou afastar o diagnóstico de Covid-19, bem como, a causa dos sintomas respiratórios dos pacientes suspeitos. Os materiais coletados foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado.

Uma das ocorrências suspeitas - uma mulher de 42 anos – foi registrada na tarde desta quinta-feira (27) no Pronto Atendimento Alfredo Bureau, no Marback, conforme publicado pelo Política Livre. A paciente que viajou há pouco tempo para Itália, encontra-se com o quadro clínico estável.

“Não há motivos para pânico. Os pacientes suspeitos estão com sintomas respiratórios leves e as notificações foram realizadas por conta dos mesmos terem passagens recentes em localidades onde há a circulação do Covid-19. Portanto não há nenhuma confirmação de coronavírus ou motivo para pânico em nossa cidade. As medidas definidas no fluxograma para acolhimento de indivíduos sintomáticos foram adotadas e os pacientes seguirão em isolamento domiciliar que é o recomendado pelo Ministério da Saúde para casos leves”, explicou Adielma Nizarala, assessora técnica do Samu Metropolitano de Salvador.

Para garantir o suporte clínico a possíveis pacientes diagnosticados com o novo coronavírus e que apresentarem evolução para quadro clínico grave, a SMS publicou uma portaria que viabilizou a ampliação da oferta de leitos de isolamento nas enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais conveniados com a Prefeitura. Os hospitais receberão um aporte extra caso haja utilização dos leitos.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.