Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Comissão aprova projeto de Coronel que estabelece política de incentivo à produção de cacau
Comissão aprova projeto de Coronel que estabelece política de incentivo à produção de cacau
Por Redação
06/02/2020 às 19:04
Foto: Ana Luiza Sousa

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (5), o projeto de Lei n° 4.107/2019, que estabelece a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade. De autoria do baiano Angelo Coronel (PSD), a intenção do senador é recuperar a força que o produto já teve não apenas para a Bahia, mas também para o Brasil. O cacau de qualidade é aquele em que o produtor possui o protocolo de colheita no ponto certo e da forma correta de fermentar e secar.
Na década de 1970, o país chegou a exportar cerca de US$ 1 bilhão em produtos derivados do cacau, quando a produção chegou a 400 mil toneladas. No entanto, a praga conhecida como vassoura de bruxa fez com que a produção caísse para menos de 100 mil toneladas no início do século 21. Após esse período difícil, a cultura do cacau na Bahia recuperou parte do fôlego e produz algo em torno de 120 mil toneladas, seguida de perto pelo Pará, segundo colocado em números de produção.
Segundo Coronel, a nova política fará da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), vinculada ao Ministério da Agricultura, a “timoneira da revitalização do setor”. “A Ceplac vai ter mais autonomia. Esperamos que após a sanção, a Ceplac receba mais recursos para contratar pessoal para assistência técnica às lavouras de cacau da Bahia, para manter seus laboratórios”, ressalta.
