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Regularizando o fluxo escolar

João Carlos Bacelar

Regularizando o fluxo escolar

18/05/2014 às 19:27

Atualizado em 18/05/2014 às 19:27

Milhões de crianças brasileiras são matriculadas na escola e até frequentam as aulas mas ao final do ano não conseguem atingir a meta e são reprovadas. Vão ficando pra trás no aprendizado enquanto crescem em tamanho e avançam na idade. O sentimento é de desconforto em dividir a mesma classe com alunos baixinhos e mais novos. Terminam assim contribuindo para engrossar as altas taxas de evasão escolar no país e entre famílias carentes.

Exatamente para combater a evasão e chegar à alfabetização dos alunos que não concluíram esse processo até o 5º ano do Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) investe recursos e esforços para ampliar a nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da capital baiana e melhorar a qualidade do ensino. Medidas abrangentes e coordenadas reforçam o compromisso de que a educação de qualidade nas escolas públicas de Salvador é prioridade máxima do prefeito ACM Neto.

Resultados significativos têm sido alcançados com a opção colocada em prática desde o ano passado que inclui aulas para aceleração do processo de letramento, em busca pelo salto qualitativo na educação e na alfabetização de todos os alunos até os 6 anos de idade.

São organizadas turmas de até 10 estudantes do 3º, 4º e 5º anos para durante 1 hora trabalharem os assuntos que apresentaram dificuldades a cada unidade. Alunos diagnosticados com maior deficiência permanecem nas escolas (as que dispõem de espaços) para estudar no contraturno. Ou seja, milhares de alunos soteropolitanos passaram a contar com atenção redobrada para que sejam sanadas dúvidas, lhes cobrada maior dedicação com consequente reversão da defasagem idade-série, que tanto assusta pais e educadores.

Professores e diretores participam ativamente na identificação desses alunos para montar as turmas de regularização e concordam que já houve um avanço no boletim escolar deles.

A adoção do sistema estruturado de ensino com definição de metodologia dentro da rede municipal tem possibilitado também uma uniformidade dos procedimentos incluindo plano de aula e projeção de resultados tornando mais fácil o acompanhamento da equipe gestora e a orientação didática para as etapas seguintes.

As formas de avaliação externa são diversas, como a Prosa, a Provinha Brasil, a Prova Brasil e Ana, marcadas para acontecer periodicamente; são elas que vão gerar o Ideb, principal indicador do desenvolvimento pedagógico e curricular das escolas e dos alunos e que Salvador precisa e já trilha caminho seguro - com a colaboração de todos os profissionais envolvidos no processo - para buscar melhores colocações daqui pra frente.

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