/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Estratégia digital de Janones inspira movimentos de esquerda na Europa e na América Latina

Estratégia digital de Janones inspira movimentos de esquerda na Europa e na América Latina

Por Redação

01/11/2026 às 12:30

Foto: Reprodução/Arquivo/Instagram

Imagem de Estratégia digital de Janones inspira movimentos de esquerda na Europa e na América Latina

Lula e André Janones

A estratégia digital criada pelo deputado federal André Janones (Rede-MG) para impulsionar a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a ser reproduzida por partidos e movimentos de esquerda em outros países. Canais inspirados no “Exército de Lula”, que reúne mais de 10 milhões de participantes no WhatsApp, foram criados na Espanha, França e Argentina. Janones também recebeu convites da presidente do México, Claudia Sheinbaum, e do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, para compartilhar a experiência. A reportagem é do jornal O Globo.

Na Argentina, o “Ejército del Peronismo” alcançou 65 mil seguidores e passou a promover mobilizações digitais contra o governo de Javier Milei. Na França, o partido França Insubmissa, liderado por Jean-Luc Mélenchon, reuniu mais de 100 mil apoiadores em iniciativa semelhante. Na Espanha, grupos ligados à esquerda também adotaram o modelo, entre eles o canal “La fuerza de la gente”, associado ao campo político de Sánchez, que somava cerca de 50 mil integrantes. Para lideranças desses movimentos, o diferencial da estratégia foi transformar apoiadores em agentes ativos da campanha, usando o WhatsApp para disseminar informações, organizar mobilizações e orientar ações nas redes sociais.

No Brasil, ainda não está definido como o governo Lula pretende aproveitar a mobilização após a vitória eleitoral, nem se Janones ocupará um ministério no novo mandato. Em encontro com o presidente na última quinta-feira, o deputado afirmou que pretende contribuir onde puder ser mais útil, mas disse não considerar, por iniciativa própria, que um ministério seja o melhor caminho. Especialistas ouvidos pelo jornal avaliam que o desafio agora é converter a mobilização eleitoral em uma comunicação pública mais próxima da população, sem transformar o governo em uma campanha permanente.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.