/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Wagner admite ter sugerido suplência a Angelo Coronel em meio a crise no PSD baiano

Wagner admite ter sugerido suplência a Angelo Coronel em meio a crise no PSD baiano

Por Carine Andrade, Política Livre

14/01/2026 às 11:00

Atualizado em 14/01/2026 às 14:14

Foto: Política Livre

Imagem de Wagner admite ter sugerido suplência a Angelo Coronel em meio a crise no PSD baiano

O senador e ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) revelou ter sugerido ao senador Angelo Coronel (PSD) a possibilidade de ocupar a suplência de sua candidatura ao Senado como alternativa para evitar um racha na base governista nas eleições de 2026. A declaração ocorre em meio à crescente tensão interna no PSD e ao desgaste público entre Coronel e o também senador Otto Alencar (PSD), cacique da legenda na Bahia.

Em entrevista ao Política ao Vivo, na manhã desta quarta-feira (14), Wagner afirmou que buscou uma saída para impedir que o aliado rompesse com o grupo diante do risco de ficar fora da chapa majoritária. “Eu falei com o Coronel: não vamos brincar com isso, vai rachar só pelo prazer de ser candidato? Vamos tentar fazer um bem bolado. Aí eu falei: por que você não pode ser meu suplente?”, contou Wagner. 

Segundo o petista, até o momento, Coronel não respondeu à proposta. “Ele, por enquanto, não deu resposta. Se ele tivesse dado a resposta, já estava resolvido”, completou.

A tentativa de mediação ocorre em um contexto de forte instabilidade no PSD baiano. Conforme já mostrou este Política Livre, o clima azedou após Otto Alencar afirmar publicamente que o partido apoiará a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) mesmo que Angelo Coronel não integre a chapa majoritária. 

A declaração foi interpretada por aliados de Coronel como um gesto de esvaziamento político e de alinhamento explícito de Otto ao Palácio de Ondina, principalmente após a a indicação relâmpago de seu herdeiro, o ex-deputado federal Otto Alencar Filho, ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

Já a entrevista de Wagner, contudo, expõe a tentativa de acomodação do aliado e evidencia o esforço do PT para conter fissuras na base, mesmo diante da dificuldade de conciliar os interesses do PT e do PSD na disputa pelas duas vagas ao Senado na eleição de outubro.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.