Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
ACM Neto acusa grupo de Jerônimo de espalhar panfletos apócrifos: "Fruto do desespero"
ACM Neto acusa grupo de Jerônimo de espalhar panfletos apócrifos: "Fruto do desespero"
Por Política Livre
04/10/2026 às 11:23
Atualizado em 04/10/2026 às 14:24
Foto: Denis França/Política Livre
ACM Neto com a esposa e os filhos na seção de votação
O candidato ao governo da Bahia ACM Neto (União) acusou, neste domingo (4), adversários ligados ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) de espalharem material apócrifo em Salvador no dia da eleição. Sem apresentar provas da autoria no momento da declaração, o ex-prefeito atribuiu a iniciativa ao grupo governista e classificou o episódio como “fruto do desespero”.
A declaração foi dada após ACM Neto votar na Faculdade de Administração da Universidade Federal da Bahia, no Vale do Canela, em Salvador. O candidato chegou ao local acompanhado de aliados políticos.
“A campanha teve o final marcado por baixaria, por mentiras. Hoje mesmo vi na cidade, e lamento profundamente, nossos adversários espalharem material apócrifo. Mas dá para saber que são deles. É fruto do desespero, da cabeça de um grupo que não está preparado para perder o poder dos últimos anos”, afirmou.
ACM Neto também demonstrou confiança de que a disputa pelo governo da Bahia será encerrada ainda neste domingo. “Sim, acredito. Acho que tem tudo para ser resolvido hoje. Estamos confiantes de que poderemos sair vitoriosos ainda neste domingo. É a expectativa”.
Ao comentar os apoios recebidos durante a campanha, o candidato afirmou ter construído alianças nos 417 municípios baianos, mas disse considerar o sentimento percebido nas ruas mais importante que o apoio da classe política.
“O apoio de toda a classe política pesa. Tivemos apoio em todos os 417 municípios da Bahia, de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e deputados. Mas há algo ainda maior e mais forte: o sentimento do povo. Vimos, eu, (Angelo) Coronel (Republicanos) e João Roma (PL), ao longo dos últimos meses, nas caminhadas, indo às ruas, que as pessoas querem mudança”, declarou.
ACM Neto também afirmou acreditar na eleição dos dois senadores para as duas vagas ao Senado. “Considero que vão vencer Coronel e João Roma. A mudança está no sentimento, no clima e na percepção das ruas. É algo mais verdadeiro e natural. É o que me faz ter muita confiança de que hoje vamos consagrar a vitória, um novo momento”.
Questionado sobre a eleição presidencial, ele evitou projetar o resultado. “Não sei. É uma especulação difícil de fazer sem antes ter os votos computados e o resultado conhecido. Vamos esperar hoje para ver o que vai acontecer no Brasil. Na Bahia, acho que sim [que termina no primeiro turno], mas, em nível nacional, é aguardar”, ponderou.
Sobre as prioridades de um eventual governo, apontou segurança pública e saúde e voltou a criticar Jerônimo. “A prioridade absoluta será focar em segurança pública e saúde. Para resolver os dois, é fundamental que o governador se envolva pessoalmente, seja parte direta da solução. Jerônimo teve quatro anos para fazer e não fez. Prometeu e não cumpriu”, declarou.
ACM Neto voltou a evitar indicar preferência na disputa presidencial ao ser questionado sobre eleitores que pretendem combinar votos em Lula (PT) e em sua candidatura ao governo. “O voto é do eleitor. Ele decide em quem vota”, resumiu.
