/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

André Mendonça recebe mais críticas que apoio nas redes pela primeira vez na crise, mostra monitoramento

André Mendonça recebe mais críticas que apoio nas redes pela primeira vez na crise, mostra monitoramento

Por Mônica Bergamo/Folhapress

09/09/2026 às 09:43

Foto: Antonio Augusto/Arquivo/STF

Imagem de André Mendonça recebe mais críticas que apoio nas redes pela primeira vez na crise, mostra monitoramento

André Mendonça

Relatório da Ativaweb DataLab mostra que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça passou a receber, pela primeira vez, mais críticas do que elogios nas redes sociais desde o começo da disputa dele com Alexandre de Moraes, que mergulhou a Corte em uma crise interna sem precedentes.

O monitoramento do ambiente digital na terça (8) identificou 3,6 milhões de novos registros e mostra que Mendonça "passou a concentrar maioria crítica" nas interações que o citam, com 52,8% de manifestações negativas contra 33,5% de apoio e 13,7% de interações neutras.

A Ativaweb considera que esse foi o "dado mais relevante do dia" por mostrar uma inédita "mudança de comportamento" em relação ao magistrado.

As reações negativas se intensificaram depois que ele afastou o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, do cargo. Mendonça diz que sofreu arapongagem por parte do policial.

O ambiente digital, no entanto, "não substituiu um alvo por outro": o ministro Alexandre de Moraes segue aparecendo como o campeão da rejeição, com 88,4% de postagens críticas a ele em ambientes como Facebook, Instagram, X, TikTok e Youtube.

Segundo a empresa, as redes ampliaram "o número de personagens submetidos a desgaste".

O debate nas redes, antes concentrado nas mensagens trocadas entre Alexandre de Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, agora foi ampliado _e os atos de Mendonça passaram a ser também mais questionados.

O cientista de dados Alek Maracajá, que analisa as postagens, afirma que, "do ponto de vista científico e estratégico, o 8 de setembro marca uma transição importante: a conversa deixou de girar apenas em torno de escândalo, mensagens e personagens e passou a incorporar de forma crescente termos relacionados a poder, competência, autonomia, investigação, plenário, PF, PGR, AGU e Presidência do STF".

Segundo ele, "a presença simultânea de ministros atuais e aposentados, Lula, Andrei Rodrigues, Jorge Messias [advogado-geral da União], Paulo Gonet [procurador-geral da República], Daniel Vorcaro, Marco Aurélio de Carvalho [advogado e coordenador da campanha de Lula em SP] e outros atores mostra que a crise ganhou densidade institucional e capilaridade narrativa".

"No começo, a nuvem de palavras tinha personagens. Hoje ela tem instituições inteiras. A crise começou falando de dinheiro; agora fala de poder", afirma o executivo da Ativaweb DataLab.

No acumulado, já são mais de 66 milhões de menções desde que a crise se intensificou, com citações ao STF, Banco Master, Daniel Vorcaro, Alexandre de Moraes, André Mendonça, PF, PGR (Procuradoria-Geral da República) e Executivo.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.