/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Aliados de Lula veem risco à democracia caso Flávio possa nomear substituto de Moraes

Aliados de Lula veem risco à democracia caso Flávio possa nomear substituto de Moraes

Por Fábio Zanini/Folhapress

02/09/2026 às 08:55

Foto: Alejandro Zambrana/Arquivo/STF

Imagem de Aliados de Lula veem risco à democracia caso Flávio possa nomear substituto de Moraes

Plenário do STF

O eventual afastamento de Alexandre de Moraes do STF por causa de sua relação com Daniel Vorcaro daria ao próximo presidente o poder de nomear 5 dos 11 ministros da corte —contando os 3 que se aposentarão e a vaga aberta desde a saída de Luís Roberto Barroso.

O cenário é descrito por aliados de Lula como perigoso para a democracia, em caso de vitória de Flávio Bolsonaro (PL).

Isso deve contribuir para que o governo discretamente trabalhe pela manutenção de Moraes, ainda que enfraquecido.

Apesar disso, não deve haver gestos ostensivos por parte de Lula e aliados de apoio a Moraes, até porque a avaliação é que o desgaste do ministro na opinião pública é grande.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre

1 Comentário

Avatar comentário

Mario

02/09/2026

07:06

Bom para democracia é Lula, indicar seu proprio advogado. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Responder
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.