Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Procuradoria eleitoral aceita justificativa de Salles e retira pedido de impugnação de candidatura
Procuradoria eleitoral aceita justificativa de Salles e retira pedido de impugnação de candidatura
Ministério Público havia apontado falta de certidão de processo
Por Fábio Zanini/Folhapress
14/08/2026 às 20:25
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Arquivo
O deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP)
O Ministério Público Eleitoral de São Paulo aceitou a justificativa apresentada pelos advogados do deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) e retirou o pedido de impugnação da sua candidatura ao Senado.
No início do mês, a procuradoria pediu a impugnação alegando falta da certidão completa de processos em andamento contra Salles.
A omissão a que o MPE se referia era uma ação pública aberta por irregularidades sanitárias durante uma motociata promovida em 2021 que contou com a participação do então presidente da República, Jair Bolsonaro.
A defesa de Salles juntou documentos, no entanto, que mostravam que o processo saiu da Justiça Federal e passou a tramitar na Justiça Estadual. Além disso, o caso continua em fase de instrução e, por isso, não representava impedimento ao registro da candidatura.
Os argumentos foram aceitos pelo Ministério Público, em despacho do procurador regional eleitoral substituto José Ricardo Meirelles.
"Compulsando os novos documentos, verifica-se que a falha que motivou a impugnação foi integralmente sanada", declarou Meirelles.
Segundo ele, "uma vez que o vício foi suprimido e a situação cadastral do requerente encontra-se regularizada perante esta Justiça especializada, não subsistem os motivos fáticos ou jurídicos que amparavam a pretensão de impugnação", acrescentou o procurador.
