Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Prefeitura de Salvador reorganiza Secult e cria novos cargos, incluindo funções temporárias
Prefeitura de Salvador reorganiza Secult e cria novos cargos, incluindo funções temporárias
Por Política Livre
18/08/2026 às 20:15
Foto: Lucas Moura/Secom PMS/Arquivo
Prefeitura de Salvador
A Prefeitura de Salvador publicou no Diário Oficial decreto que promove uma reestruturação administrativa na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com mudanças na organização interna e na composição de cargos comissionados. A medida também cria funções temporárias vinculadas ao Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
Entre as alterações, foram extintos um cargo de Assessor Estratégico de Gestão II, dois de supervisor e um de Secretário de Gabinete, todos ligados à subsecretaria. Em contrapartida, foram criados um cargo de Assessor Especial III, no Gabinete da Secretaria, e outro de Gestor de Equipamentos Públicos, vinculado à Coordenadoria de Equipamentos Culturais.
O decreto estabelece ainda a criação de uma estrutura específica, de caráter excepcional e transitório, para atender às demandas do Prodetur. Foram instituídos um cargo de Coordenador-Geral, quatro de Assessor Técnico, dois de Coordenador de Suporte Técnico, um de Assistente de Gestão Financeira e dois de Secretária Administrativa.
Segundo a Prefeitura, as mudanças não representam aumento de despesas, uma vez que os novos cargos foram compensados pela extinção de funções já existentes. O decreto também reorganiza a estrutura da Secult, com a criação de novas diretorias e gerências voltadas para áreas como economia criativa, inovação, inteligência turística e promoção do turismo, entrando em vigor na data de sua publicação.
Com as mudanças, a Secult passa a ter nove cargos de grau 58, com salários que podem chegar a R$ 26 mil, levando-se em conta o topo da gratificação, incluindo o do Coordenador-Geral do Prodetur.
