/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Investigação aponta que emendas atribuídas a Valdemar beneficiaram redutos eleitorais do PL em 2024

Investigação aponta que emendas atribuídas a Valdemar beneficiaram redutos eleitorais do PL em 2024

Por Política Livre

13/07/2026 às 07:40

Atualizado em 13/07/2026 às 07:13

Foto: Valter Campanato/Arquivo/Agência Brasil

Imagem de Investigação aponta que emendas atribuídas a Valdemar beneficiaram redutos eleitorais do PL em 2024

Valdemar Costa Neto

Levantamento mostra que cerca de R$ 97 milhões dos R$ 119 milhões em emendas atribuídas pela Polícia Federal ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, foram destinados a municípios poucos dias antes do prazo que antecedeu as eleições municipais de 2024. Segundo a investigação, parte significativa dos recursos foi enviada a cidades estratégicas para candidaturas do partido ou de aliados. A reportagem é do jornal O Globo.

Entre os principais destinos estão Suzano (SP), Porto Seguro (BA) e Caraguatatuba (SP), que receberam os maiores repasses em junho de 2024. Em Suzano e Porto Seguro, candidatos do PL venceram as eleições, enquanto em Caraguatatuba o candidato apoiado pelo partido foi derrotado. A PF sustenta que as emendas eram indicadas por Valdemar, mesmo sem mandato, e registradas em nome de parlamentares para dar aparência de legalidade.

Valdemar nega irregularidades e afirma que a distribuição de recursos ocorre por meio das comissões permanentes da Câmara, conforme o tamanho da bancada do partido. A investigação também identificou que a Prefeitura de Caraguatatuba registrou oficialmente o nome de Valdemar como responsável por emendas para a saúde, informação que, segundo a PF, reforça os indícios de sua atuação direta na destinação dos recursos.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.