Home
/
Noticias
/
Salvador
/
Paulo Magalhães Júnior destaca esforço da Prefeitura de Salvador no fortalecimento das creches parceiras e no financiamento da Educação Infantil
Paulo Magalhães Júnior destaca esforço da Prefeitura de Salvador no fortalecimento das creches parceiras e no financiamento da Educação Infantil
Por Redação
31/05/2026 às 11:12
Foto: Divulgação/Arquivo
O vereador Paulo Magalhães Júnior (União)
O vereador Paulo Magalhães Júnior (União) defendeu o esforço realizado pela Prefeitura de Salvador no financiamento da Educação Infantil e destacou a importância da política de valorização das creches parceiras para ampliar o acesso e garantir mais qualidade no atendimento às crianças da capital baiana.
Segundo o parlamentar, o município tem assumido um papel fundamental diante das limitações do atual modelo de financiamento federal, realizando investimentos próprios para fortalecer a rede de Educação Infantil e assegurar melhores condições de funcionamento às instituições parceiras.
“A Prefeitura de Salvador tem demonstrado, na prática, compromisso com a Educação Infantil. Mesmo diante das dificuldades e da defasagem dos repasses federais, o Município vem fazendo um esforço importante para garantir mais vagas, melhorar a estrutura das creches parceiras e oferecer um atendimento mais digno às nossas crianças”, afirmou Paulo Magalhães Júnior.
O vereador destacou que os números comprovam o avanço da política pública adotada pela gestão municipal. Em 2023, Salvador contava com 139 creches parceiras. Atualmente, a rede já alcança 176 instituições conveniadas, ampliando significativamente a capacidade de atendimento da cidade.
“Esse crescimento mostra que existe planejamento e prioridade. Hoje, cerca de 26 mil crianças são atendidas por meio dessas parcerias, enquanto em 2023 eram aproximadamente 18 mil matrículas. Isso significa mais acesso à Educação Infantil e mais apoio às famílias soteropolitanas”, ressaltou.
Paulo Magalhães Júnior também chamou atenção para os investimentos complementares realizados pela Prefeitura para fortalecer as instituições parceiras, especialmente a criação da 13ª parcela de repasse destinada à infraestrutura e modernização das unidades.
“A gestão municipal compreendeu que não basta apenas ampliar vagas. É preciso investir na qualidade dos espaços, na estrutura das creches e nas condições de acolhimento das crianças. Por isso, esse investimento superior a R$ 20 milhões representa um avanço muito importante para a Educação Infantil de Salvador. Tudo isso reflete também o grande compromisso que o secretário Tiago Dantas tem demonstrado com o fortalecimento da nossa rede de ensino”, pontuou.
Por fim, o vereador destacou ainda o esforço financeiro da Prefeitura na complementação dos recursos destinados à alimentação escolar. Conforme lembrou, os valores atualmente repassados pelo Governo Federal não acompanham a realidade dos custos enfrentados pelas instituições.
“Enquanto o Governo Federal repassa valores insuficientes para a alimentação escolar, a Prefeitura de Salvador tem assumido a responsabilidade de complementar esses recursos para garantir refeições adequadas às crianças. Isso demonstra sensibilidade, responsabilidade social e compromisso com a qualidade da educação infantil ”, concluiu.
