/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Assembleia aprova reajuste de 5% para servidores do Judiciário em votação construída por acordo de líderes

Assembleia aprova reajuste de 5% para servidores do Judiciário em votação construída por acordo de líderes

Por Política Livre

24/03/2026 às 21:30

Atualizado em 24/03/2026 às 21:13

Foto: Divulgação/Arquivo

Imagem de Assembleia aprova reajuste de 5% para servidores do Judiciário em votação construída por acordo de líderes

Tribunal de Justiça da Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nesta terça-feira (24), o projeto de lei que reajusta os vencimentos e vantagens dos servidores do Poder Judiciário estadual. A proposta foi votada a partir de um acordo construído entre os líderes de governo, Rosemberg Pinto (PT), e de oposição, Tiago Correia (PSDB), num entendimento que também envolveu o deputado Hilton Coelho (PSOL), que se posiciona como independente na Casa. 

O texto aprovado estabelece um reajuste de 5% sobre o vencimento básico e as vantagens pessoais incorporadas dos cargos efetivos, além de alcançar os cargos comissionados do Judiciário baiano, com efeito a partir de maio deste ano. 

O projeto também fixou em R$ 2.521,56 o valor nominal de vantagens pessoais específicas, como a Vantagem Pessoal de Eficiência, a Vantagem de Incentivo e a Gratificação Especial de Eficiência, respeitando o princípio da irredutibilidade salarial.

Outro ponto previsto é a extensão do reajuste para aposentados e pensionistas que possuem direito à paridade constitucional, garantindo a revisão dos benefícios nas mesmas condições e percentual concedidos aos servidores da ativa. O tribunal afirma que as despesas decorrentes da proposta serão custeadas por dotações próprias do orçamento do Judiciário, observando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na semana passada, a Assembleia também deu aval a um projeto de autoria do Judiciário que promoveu uma reestruturação administrativa, com criação de novas unidades e cargos de apoio técnico, além de alterações em legislações anteriores. A proposta foi encaminhada ainda na gestão da então presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende na transição para a gestão do atual presidente, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.