/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Janja expulsou filha de Lula de sala do sambódromo e vetou entrada de ministros no espaço, diz coluna

Janja expulsou filha de Lula de sala do sambódromo e vetou entrada de ministros no espaço, diz coluna

Lurian afirma que nem viu a primeira-dama, apenas o pai

Por Mônica Bergamo/Folhapress

19/02/2026 às 19:30

Atualizado em 19/02/2026 às 22:33

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Imagem de Janja expulsou filha de Lula de sala do sambódromo e vetou entrada de ministros no espaço, diz coluna

Lula e Janja entre Lurian Silva, a filha mais velha do ex-presidente, e o namorado dela, Danilo Segundo

A primeira-dama Janja da Silva expulsou Lurian da Silva, a filha mais velha de Lula, da sala reservada ao presidente no camarote da prefeitura do Rio de Janeiro no Sambódromo.

As duas se desentenderam na noite de domingo (15), quando o petista foi homenageado pela Acadêmicos de Niterói.

Autoridades do governo, amigos e familiares de Lula foram convidados para ir ao camarote para ver o desfile. O presidente, no entanto, estava em uma sala reservada e de circulação restrita. Para entrar nela era preciso a autorização do presidente e de Janja.

De acordo com relatos feitos à coluna Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, Lurian entrou no ambiente reservado para cumprimentar o pai. Ela estava com Thiago, neto do presidente —ele é filho de Marcos, o primogênito de Lula.

Ao ver que a filha pretendia ficar mais tempo no espaço, Janja falou que o momento não era para conversas mais longas, mas sim para dar um beijo e ir embora.

Lurian então reagiu, afirmando que queria conversar com o pai. Janja replicou e, segundo ainda relatos, afirmou, subindo o tom: "Aqui não é lugar para isso". E pediu que Lurian saísse da sala.

As duas então começaram a discutir, diante do presidente, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e da mulher dele, Lu Alckmin.

Lurian também subiu o tom. Em resposta, disse que Janja não sabe o que é uma estrutura familiar e não entende a relação entre pais e filhos.

Como a porta estava aberta, a discussão pôde ser ouvida por diversos assessores, da Presidência e da prefeitura.

Apesar da tentativa de manter a discrição, a história se alastrou pelo camarote.

O clima estava ruim também do lado de fora, com diversos ministros esperando para falar com Lula, sem conseguir. O ambiente, segundo um deles, estava pesado. A explicação que recebiam era a de que a primeira-dama não queria tumulto na sala em que o casal estava, que era pequena.

Eles conseguiam falar com o presidente quando ele saía do espaço reservado e circulava pela área mais ampla do camarote.

A situação mais delicada foi a da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Ela foi estimulada por outros colegas a falar com o presidente, mas sua entrada na sala, como a de quase todos os outros ministros, não foi autorizada.

O problema, no caso dela, é que o secretário-executivo da pasta, Marcio Tavares do Santos, estava na sala reservada o tempo todo. Ele é amigo pessoal de Janja. Marcio inclusive descia com Lula na avenida para que o presidente cumprimentasse integrantes das escolas de samba que desfilavam.

A assessoria da Cultura enviou uma nota à coluna afirmando: "A ministra Margareth estava de férias e o Márcio estava a trabalho. Ele foi a pessoa que conduziu o presidente para cumprimentar as quatro escolas que desfilaram nesse dia. As entradas na sala privada eram para essa função. Sobre a decisão de quem entra na sala privada do presidente, sugerimos checar com a presidência, já que não é função do Ministério da Cultura".

Procurada, Lurian afirmou à coluna: "Eu nem vi a Janja. Só vi o meu pai. Ela não estava na sala quando eu entrei".

A assessoria da primeira-dama não respondeu às mensagens enviadas pela coluna.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre

4 Comentários

Avatar comentário

PAULO

19/02/2026

21:13

Disse me disse e ninguém sabe quem falou. Esse site bolsonarista é uma vergonha.
Responder
Avatar comentário

Nilson

19/02/2026

21:02

Janja falou tá falado. Lula que se meta, pra ela colocar pra fora do camarote também.
Responder
Avatar comentário

José Carlos Aleluia

19/02/2026

18:43

Não podemos descartar a possibilidade da Primeira Dama estar conduzindo o seu comportamento com objetivo de preservar o Presidente. Só ela conhece as suas possíveis limitações.
Responder
Avatar comentário

Carlos Marques de Santana

19/02/2026

18:22

Bem "familia" ENLATADA
Responder
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.