/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Relação entre Otto Alencar e Angelo Coronel azeda e aliados do PSD consideram chapa "puro-sangue" definida

Relação entre Otto Alencar e Angelo Coronel azeda e aliados do PSD consideram chapa "puro-sangue" definida

Por Política Livre

12/01/2026 às 16:18

Atualizado em 12/01/2026 às 22:45

Foto: Divulgação/Arquivo

Imagem de Relação entre Otto Alencar e Angelo Coronel azeda e aliados do PSD consideram chapa "puro-sangue" definida

Os senadores do PSD, Angelo Coronel e Otto Alencar

O clima azedou entre os compadres e senadores Otto Alencar e Angelo Coronel, ambos do PSD. Segundo relatos feitos ao Política Livre por parlamentares pessedistas hoje (12) e no final de semana, um tem se queixado do outro desde a entrevista concedida por Otto, na semana passada, na qual afirmou que o partido e ele próprio apoiarão a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) mesmo que Coronel fique fora da chapa majoritária.

Para integrantes do PSD ouvidos pelo site, a declaração soou como uma espécie de “rifa” política à candidatura de Coronel, e interpretada como um gesto explícito de lealdade de Otto ao governador. A leitura interna é de que o aceno ocorreu como um gesto de agradecimento e retribuição após Jerônimo assegurar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao filho do cacique pessedista, o então deputado federal Otto Alencar Filho (PSD).

Os mesmos parlamentares afirmaram que Otto, que reafirmou a fala da entrevista a correligionários, também estaria incomodado com a postura inflexível de Coronel, que tem rejeitado negociar outro espaço na chapa —  a vaga de vice — e, além disso, pelas conversas mantidas entre o “compadre” e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), costurando uma possível mudança de lado para disputar a reeleição. 

Nesse ambiente de tensão, uma reunião da cúpula do PSD, que deveria ocorrer ainda esta semana para discutir o cenário eleitoral de 2026, não deve mais acontecer. O encontro tinha como objetivo alinhar o discurso do partido e construir uma proposta a ser apresentada a Jerônimo, mas o clima interno inviabilizou a articulação. Coronel, inclusive, desembarcou nesta segunda-feira (12) em Salvador, após um período de descanso no exterior.

“Seria uma reunião de alinhamento, sobre a majoritária, para que apresentássemos uma proposta ao governador. Mas, depois da entrevista de Otto, não há mais o que negociar. A chapa está decidida e sacramentada com o aval dele”, afirmou reservadamente um parlamentar do PSD ao site. A declaração faz referência à reeleição do senador Jaques Wagner (PT) e à candidatura do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), ao Senado.

Já um aliado próximo de Angelo Coronel relatou ao Política Livre que conversou com o senador na manhã desta segunda e ouviu dele a garantia de que não há qualquer possibilidade de recuo da candidatura à reeleição, apesar da fala pública de Otto. Segundo essa fonte, Coronel avalia que, caso não consiga o respaldo da direção nacional do PSD para sustentar sua posição e enfrentar o próprio “compadre”, terá de buscar abrigo em uma legenda da oposição para manter o projeto eleitoral em pé.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre

4 Comentários

Avatar comentário

MAIA

12/01/2026

15:05

Coronel votou em Neto e Bolsonaro em 2022, acharia mesmo que o PT daria novamente apoio ao mesmo em 2026? Alguém viu algum discurso de Coronel em defesa de Jerônimo na eleição que todos achavam perdida ?
Responder
Avatar comentário

Andrade Pinto

12/01/2026

14:39

Para quem não conhece Dr Otto tudo bem.
Ele sempre navegou na crista da onda desde quando era Dep Estadual, tratou de colar no Sen ACM, ai foi vice Gov., Governador, depois pediu para ACM a vaga do Cel Cristão no tribunal dizendo que iria largar a politica, depois teve uma oportunidade com O Sen JW , voltou para a politica, depois começou a colar em Lula. Sempre surfando as melhores ondas. Não tem identidade partidária, tudo depende do interesse próprio. Agora abandonou o Sen A. C. Rm troca dos interesses dele.
Quem quiser que fique na frente dele kkk…
Responder
Avatar comentário

Joao Pedro

12/01/2026

13:35

Estava escrito, desde a ultima eleição. O senador coronel com Diego em Brasília e Angelo Filho na assembleia. Muito poder e o próprio Otto não estava satisfeito com isso, até porque Diego é um politico habilidoso e esperto enquanto Otto Filho nunca foi politico, não a toa o pai o colocou no TCE. Realmente JW e RC são duas águias, mas ninguém pode subestimar Angelo Coronel.
Responder
Avatar comentário

João Ricardo Oliveira Novaes

12/01/2026

13:25

Já foi coronel ! Eu acho melhor vc recuar . Olho como tá hoje João Leão e Marcelo Nilo kkkkk
Responder
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.