/

Home

/

Noticias

/

Bahia

/

”Quem hoje sorri, amanhã pode estar chorando”, alerta secretário do PT sobre arbitrariedade de Trump

”Quem hoje sorri, amanhã pode estar chorando”, alerta secretário do PT sobre arbitrariedade de Trump

Por Redação

04/01/2026 às 11:30

Foto: Divulgação

Imagem de ”Quem hoje sorri, amanhã pode estar chorando”, alerta secretário do PT sobre arbitrariedade de Trump

O secretário de Comunicação Nacional do Partido dos Trabalhadores, Éden Valadares, alertou, neste domingo (04), por meio de suas redes sociais, que a situação da Venezuela não se trata de uma disputa de narrativas entre a esquerda e a direita. Éden criticou o posicionamento de políticos e dos defensores da direita no Brasil pela “visão limitada” sobre a gravidade do que está acontecendo na Venezuela. 

“Primeiro, é preciso afastar a visão rasa, binária, maniqueísta de que isso é uma questão entre direita e esquerda. Não é. Diversos líderes de direita pelo mundo, posso citar o Uruguai, a França, Itália e o Reino Unido como exemplos, condenaram a arbitrariedade da ação norte-americana. Não é Direita x Esquerda; é autoritarismo x multilateralismo. E o problema da direita brasileira está na miopia política, na falta de capacidade de olhar essa questão em perspectiva histórica, pois a arbitrariedade é assim: quem hoje sorri, amanhã pode estar chorando”. 

Éden realçou que os Estados Unidos não tem autoridade para invadir a Venezuela e sequestrar o presidente Nicolás Maduro e lembrou que existem organizações internacionais responsáveis por definir o regramento das relações entre os países, destacando que Donald Trump não pode usurpar a atribuição que cabe a estas instituições mundiais. 

“Segundo, é importante dizer que está registrado que os EUA fizeram o sequestro do presidente de um país soberano e independente. Não é correto falar em ‘captura’, pois só pode capturar quem tem autoridade e legitimidade. E não foi o caso”, realçou o secretário de Comunicação do PT. 

“Trump não tem delegação para ser xerife do mundo; nem os EUA podem acusar, julgar e sentenciar outros países arbitrariamente. Existem Tribunais Internacionais, existe a ONU e todo um arcabouço de Leis que regem o Direito Internacional. Tudo isso está sendo rasgado aos olhos do mundo para espanto e repúdio de quem defende a democracia”.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.