Master: TCU deve concluir inspeção no BC nesta semana
Área técnica do tribunal pode apresentar um parecer sobre os documentos levantados já na próxima semana
Por Stéfanie Rigamonti/Folhapress
20/01/2026 às 21:45
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo
Banco Master
O TCU (Tribunal de Contas da União) deve concluir ainda nesta semana a inspeção a documentos do Banco Central que fundamentaram a liquidação do Banco Master em novembro do ano passado.
Ministros do tribunal disseram à reportagem que a expectativa é que a área técnica da corte apresente um parecer na próxima semana sobre a inspeção. Se tudo ocorrer como o previsto, o plenário do tribunal deve analisar o caso antes mesmo do Carnaval.
O TCU tem pressa para finalizar o processo diante de pressões sobre ministros da corte de contas vindas de todos os lados.
Por parte do mercado, associações representativas do setor financeiro têm reiteradamente manifestado apoio público ao Banco Central após atos do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, e do TCU mirando a atuação da autoridade monetária no caso do Banco Master.
Essas entidades veem com preocupação e desconfiança as razões que levaram o presidente do tribunal, Vital do Rêgo, a expedir o ato administrativo para início da inspeção.
Do lado político, a reportagem apurou que o ministro Jhonathan de Jesus, relator do caso no TCU, estaria sofrendo pressão de políticos influentes do centrão nesse processo.
Documentos sigilosos
Um integrante do TCU envolvido na inspeção disse à coluna que o tribunal está conseguindo acesso a documentos com sigilo bancário e comercial na inspeção.
A informação desmente as notícias de que o Banco Central e o TCU teriam fechado um acordo para que a corte não tivesse acesso a informações sigilosas sobre o Master.
Seria depois desse acordo que o BC retirou o recurso contra a decisão monocrática do ministro Jhonatan de Jesus para análise da documentação.
Pessoas próximas ao BC tinham afirmado à coluna que o TCU não teria acesso a informações sigilosas, e que a inspeção, na verdade, seria apenas uma diligência, que é um processo mais rápido e simples.
