Home
/
Noticias
/
Bahia
/
João Roma diz que Jerônimo tenta esconder “a própria incompetência administrativa” após petista culpar Bolsonaro pelos 23 empréstimos
João Roma diz que Jerônimo tenta esconder “a própria incompetência administrativa” após petista culpar Bolsonaro pelos 23 empréstimos
Por Redação
07/01/2026 às 12:00
Foto: Max Haack
O presidente do PL na Bahia e ex-ministro da Cidadania, João Roma, criticou nesta quarta-feira (7) as declarações do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que voltou a atribuir ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro parte da necessidade de contrair dezenas de empréstimos ao longo de sua gestão. Para Roma, a fala é mais um exemplo de como o PT tenta deslocar responsabilidades, culpando terceiros por problemas que são, na avaliação do dirigente, consequência de “falhas próprias e de décadas de má gestão”.
Em entrevista nesta terça-feira (6), Jerônimo voltou a afirmar que a Bahia ficou quatro anos sem conseguir contratar operações de crédito com o governo federal e que os empréstimos pedidos pela atual administração, em torno de R$ 26 bilhões, seriam uma compensação pelo que não foi feito no passado.
“Daqui a pouco o governador vai culpar o Bolsonaro por todas as mazelas da Bahia: a violência que assola o estado, o elevado desemprego, os projetos estruturantes que nunca saíram do papel, mesmo depois de 20 anos de PT no governo estadual e no federal”, declarou João Roma.
Para o dirigente, a tentativa de Jerônimo de justificar a tomada de empréstimos como consequência de uma suposta penalização sofrida durante o governo Bolsonaro é um argumento frágil e incoerente. Roma afirmou que a Bahia, sob governos petistas, enfrenta problemas estruturais que não se resolveram ao longo de duas décadas, e que colocar a culpa no ex-presidente é, na prática, uma tentativa de esconder a própria incompetência administrativa.
“A Bahia amarga os piores índices de violência do país, com facções criminosas tomando conta de territórios; enfrenta altos índices de desemprego; convive com promessas de obras de infraestrutura gigantescas que nunca saíram do papel, como a FIOL ou a ponte Salvador-Itaparica; e ainda assim o PT insiste em transferir a responsabilidade para Bolsonaro”, afirmou Roma.
O ex-ministro também questionou o argumento de Jerônimo sobre “penalização” do Estado durante o governo federal, e afirmou que a tomada de empréstimos é, em grande parte, reflexo de planejamento insuficiente, gestão fiscal inadequada e falta de prioridade em políticas públicas estruturantes.
“Estados de todo o Brasil enfrentam desafios com receitas próprias e com limitações ao acesso ao crédito. Mas transformar isso em uma narrativa de ‘culpa de Bolsonaro’ é uma tentativa política de desviar a atenção dos verdadeiros problemas que a Bahia enfrenta e que o governo estadual não resolveu em décadas. E o pior: já deram todas as demonstrações de que não conseguem resolver”, ressaltou.
