/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

"Recepção positiva”, diz Isaac Carvalho após encontro com ACM Neto; definição sobre apoio passa por costura local para 2028

"Recepção positiva”, diz Isaac Carvalho após encontro com ACM Neto; definição sobre apoio passa por costura local para 2028

Por Política Livre

25/11/2025 às 11:34

Atualizado em 25/11/2025 às 15:11

Foto: Reprodução/Instagram/Arquivo

Imagem de "Recepção positiva”, diz Isaac Carvalho após encontro com ACM Neto; definição sobre apoio passa por costura local para 2028

Isaac Carvalho

O ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PSD), confirmou que abriu conversas com a oposição estadual e não descarta apoiar ACM Neto (União Brasil) a governador da Bahia em 2026

“Tenho sido procurado pela oposição a nível de estado, estou conversando, estou ouvindo. Conversar e ouvir não ofende a ninguém. Eu vou tomar minha decisão até o início do ano, qual o rumo nós vamos seguir”, disse ao Política Livre, confirmando a informação antecipada pelo site na semana passada. 

Independentemente da posição que adotará, Carvalho antecipou que apoiará a reeleição do senador Angelo Coronel (PSD) e também do deputado federal Diego Coronel (PSD).

A articulação nasceu da aproximação local com a ex-prefeita Suzana Ramos, com o deputado federal Adolfo Viana e o estadual Jordávio  Ramos [todos do PSDB - cujas candidaturas de reeleição terão apoio de Isaac], no sentido de unificar as forças de oposição ao prefeito Andrei Gonçalves (MDB), que teve o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na eleição de 2024. 

“Eu acho até que por isso que saiu esse bochicho” [de que eu vou caminhar com ACM Neto], disse o ex-prefeito, ao acentuar que sua definição passa por um arranjo prévio de olho na próxima disputa municipal em Juazeiro. 

“Estou fazendo uma costura de unidade da oposição pensando em 2028. A gente está costurando 26 com 28”, frisou, mas evitou antecipar se será candidato. 

“Em 2028 o grupo vai ver quem tem as melhores condições de ser o candidato. Necessariamente não tem que ser Isaac. A gente quer unificar o grupo de oposição e quem tiver melhor vai ser o candidato para fazer o enfrentamento. Não teve essa definição que é Isaac, até porque é muito cedo”.

Encontro com ACM Neto

Ao Política Livre, Isaac Carvalho, que já foi filiado ao PCdoB e ao PT, disse que além da mediação de interlocutores, já conversou diretamente com ACM Neto. 

“Eu tive conversando com interlocutores e já estive conversando inclusive com o próprio. A recepção foi positiva, ele tem interesse, sabe dessa conversa nossa com Jordávio e com Adolfo e em função disso teve interesse em bater um papo. E a gente bater um papo e conversar não ofende a ninguém. Quero também entender como é que ele está pensando a Bahia”, detalhou. 

A decisão final, todavia, ainda virá de um acerto com o PSD, partido que o acolheu em 2024 depois que ele deixou o PT. Impedido de disputar por decisão judicial, Isaac patrocinou a candidatura do seu sobrinho Celso Carvalho pelo PSD. 

“Hoje eu tenho como líder o senador Otto Alencar, eu tive umas dificuldades em 2024 e ele comprou a briga com a gente. Agora, como o PSD está na base eu permaneço na base, aguardando as definições porque o PSD também está aguardando o fechamento da composição de 2026. Estive com o senador Alencar há uns 15 dias e ele deixou isso muito claro que o PSD quer participar da chapa”.

Mas o alinhamento partidário em si não será o bastante. Isaac Carvalho afirmou que em caso de eventual apoio a Jerônimo, não abre mão de se manter como oposição ao prefeito de Juazeiro - aliado do governador. 

“Eu já deixei claro que não tenho interesse em estar no governo em Juazeiro. Se tiver que caminhar com o governo do Estado, é caminhar com um projeto paralelo. Isso vai depender de duas situações, vai depender do PSD estar na base, e mesmo o PSD lá na base vai depender do que é que vai ser colocado como condições para a gente como liderança e respeitar a minha oposição em Juazeiro. Eu não abro mão disso. Então são duas condicionantes, uma PSD estar na base e a outra é respeitar as condições de ser oposição em Juazeiro”, completou.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre

1 Comentário

Avatar comentário

José Carlos

25/11/2025

18:11

Saia de cima do muro
Responder
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.