Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Lídice da Mata articula ofensiva para ampliar influência do PSB na Bahia a partir de 2026
Lídice da Mata articula ofensiva para ampliar influência do PSB na Bahia a partir de 2026
Por Política Livre
16/10/2025 às 19:30
Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados/Arquivo

A deputada federal Lídice da Mata, presidente do PSB baiano, traçou um plano ambicioso para expandir o poder político do partido nas eleições de 2026. A estratégia envolve a filiação de nomes de peso, a conquista de mais espaço no governo Jerônimo Rodrigues (PT) e a ampliação da bancada socialista tanto na Assembleia Legislativa da Bahia quanto na Câmara Federal, além de mirar, também, o pleito municipal de 2028.
Lídice quer que o PSB tenha uma bancada estadual tão forte quanto a do PP na atualidade, mirando eleger de seis a sete deputados na Assembleia. Para isso, como já revelou em primeira mão este Política Livre, ela articula a migração de quatro parlamentares pepistas: Niltinho, Hassan Iossef, Eduardo Sales e Antonio Henrique Júnior. As negociações têm o apoio direto do secretário de Desenvolvimento Econômico e deputado estadual licenciado Ângelo Almeida (PSB), que atua como fiador político da operação.
A movimentação, que conta com o aval do governo Jerônimo Rodrigues, é vista como estratégica para reforçar o equilíbrio interno da base aliada, diante do crescimento do Avante e da influência do PSD. Lídice espera que o governador apoie o PSB na atração de candidatos competitivos, especialmente ex-prefeitos com base consolidada no interior. Caso o plano prospere, o partido, que hoje controla apenas a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, deve pleitear mais uma pasta no primeiro escalão estadual.
Atualmente, o PSB tem duas representantes na Assembleia: Fabíola Mansur, suplente de Ângelo e que não é simpática ao ingresso de quatro deputados de uma só vez no partido, e Soane Galvão, que deve deixar a sigla. Para atrair candidatos sem mandato, Lídice tem apelado até ao discurso de que ao menos um dos eleitos será secretário, abrindo espaço para ao menos um suplente assumir a cadeira, como aconteceu com Fabíola.
Além do Legislativo estadual, Lídice trabalha para reforçar a bancada federal do PSB, que atualmente tem apenas uma cadeira na Bahia, a dela própria. O plano é eleger dois deputados federais em 2026, incluindo o deputado estadual Vitor Bonfim, hoje no PV e que deseja ser congressista.
No campo municipal, a socialista estimula desde já candidaturas estratégicas para 2028, entre elas de Hassan Iossef, apontado como possível sucessor do prefeito Zé Cocá (PP) em Jequié, e a de Niltinho, que projeta concorrer à Prefeitura de Madre de Deus, onde tem família e reduto político.
