Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Em conversa flagrada na Câmara, Leo Prates cobra pagamento de emendas do governo Lula
Em conversa flagrada na Câmara, Leo Prates cobra pagamento de emendas do governo Lula
Por Redação
10/12/2025 às 12:55
Foto: Kayo Magalhães/Arquivo/Câmara
Leo Prates
Uma conversa flagrada pelo jornal O Globo dentro do plenário da Câmara revelou o papel central do deputado Leo Prates (PDT-BA) na articulação e no descontentamento que marcaram a decisão do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), de pautar o projeto que reduz penas para condenados por atos golpistas — medida que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro. O texto foi aprovado na madrugada de quarta-feira e segue para o Senado.
Prates surgiu como a voz mais indignada entre os parlamentares da base aliada, ao relatar que a iniciativa de Motta estaria diretamente ligada ao atraso no pagamento das emendas parlamentares, atribuição do Palácio do Planalto. Na conversa, ocorrida momentos após a reunião de líderes, o baiano explicou que a insatisfação ficou explícita quando o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), cobrou o governo afirmando que apenas 58% das emendas impositivas haviam sido liberadas até agora. Deputados como Mauro Benevides (PDT-CE) e Leônidas Cristino (PDT-CE) acompanhavam o diálogo.
“Você não viu a narrativa de quando veio a pauta (na reunião de líderes)? O Sóstenes disse que pagou 58% das emendas. O Hugo Motta veio e disse: ‘Eu preciso da ajuda para pagar’. Aí o Lindbergh (Farias, líder do PT) e o (José) Guimarães (líder do governo) disseram: ‘Até 30 de dezembro paga’. Ai veio essa pauta”, afirmou Prates, referindo-se às discussões na reunião de líderes. “Eu sabia que vinha esculhambação”, completou.
Além de apontar o desgaste na relação com o governo, Prates relatou que a oposição também demonstrava irritação com o atraso nas liberações, situação que, segundo ele, poderia travar a votação do Orçamento de 2026. O parlamentar afirmou ainda que ouviu de Motta a ameaça de que a Casa não avançaria sem a liberação dos recursos.
