Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Dirceu diz em evento do PT que País viverá ‘momento revolucionário’ ao citar ganhos da isenção do IR
Dirceu diz em evento do PT que País viverá ‘momento revolucionário’ ao citar ganhos da isenção do IR
Ex-ministro diz que partido precisa se organizar para enfrentar um desafio que é ‘o risco de guerra’
Por Gabriel de Sousa/Estadão
05/12/2025 às 20:45
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil/Arquivo
José Dirceu, ex-deputado federal e ex-ministro de Lula
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) afirmou nesta sexta-feira, 5, que tem a “intuição” de que o Brasil vai viver um “momento revolucionário”, ao listar benefícios para a sociedade como a isenção do Imposto de Renda para os mais pobres. Dirceu coordena um dos grupos que irão formular o programa da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição.
“Eu tenho a intuição de que o Brasil vai viver um momento revolucionário. A questão é saber se estamos à altura desse momento, nós vamos ser capazes, nesse Congresso, de dotar o nosso partido de um estatuto e uma organização para enfrentar o desafio. O desafio é o risco de guerra”, disse Dirceu durante evento do PT nesta noite, ao se referir à consciência política de brasileiros que, segundo ele, passaram a ter consciência de classe graças a medidas como a reforma tributária, a isenção de quem ganha até R$ 5 mil do Imposto de Renda e a possibilidade da redução da jornada de trabalho.
O diretório nacional do PT se reuniu em Brasília nesta sexta para discutir as eleições de 2026 e a construção do programa de governo de Lula. Em um manifesto publicado pelo partido, a sigla afirma que os brasileiros sofrem os efeitos da “crise do capitalismo”, defendeu uma discussão “sem medo” sobre os obstáculos da segurança pública e elencou a redução da escala de trabalho como o principal objetivo de um eventual governo Lula 4.
Durante a reunião, o presidente do PT, Edinho Silva, afirmou que os petistas vão realizar debates até abril de 2026 para traçar estratégias que visem à reeleição de Lula. Não houve citação sobre a escolha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como o candidato bolsonarista que irá enfrentar o presidente no ano que vem.
No encontro, o presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamotto, anunciou que estará deixando o comando do think tank petista. Ainda não foi definido quem irá substituir Okamotto na função, estratégica para a formação do projeto do PT para 2026.
