Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Cúpula do Congresso busca diálogo com STF para conter crise sobre emendas parlamentares
Cúpula do Congresso busca diálogo com STF para conter crise sobre emendas parlamentares
Por Redação
15/12/2025 às 09:04
Foto: Jonas Pereira/Arquivo/Senado
Plenário da Câmara
A cúpula do Congresso Nacional procurou ministros do STF no fim de semana para tentar construir um acordo em torno das investigações sobre desvios em emendas parlamentares. A iniciativa ocorreu após reuniões entre os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, e seus antecessores Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, motivadas pela operação da Polícia Federal que cumpriu mandado de busca e apreensão na liderança do PP, por ordem do ministro Flávio Dino. A reportagem é da CNN.
Nas conversas, os parlamentares fizeram leituras políticas divergentes sobre a motivação da operação, incluindo a hipótese de reação do STF à decisão da Câmara no caso Carla Zambelli ou uma tentativa de retomar o controle das emendas. Apesar disso, prevaleceu a avaliação de que o melhor caminho seria priorizar o diálogo institucional com a Corte antes de qualquer medida retaliatória. Ministros do STF passaram a ser procurados de forma informal para ouvir a posição do Legislativo.
O Congresso considera a operação juridicamente frágil, por falta de fato determinado, e avalia que o STF questiona critérios políticos de distribuição das emendas, algo que, segundo parlamentares, cabe ao Poder Legislativo decidir. A cúpula também sustenta que as exigências de transparência foram cumpridas conforme as regras vigentes à época. O diálogo busca reduzir a crise entre os Poderes e conter pressões internas por reações mais duras, como propostas para limitar o poder dos ministros do Supremo.
