Foto: Divulgação
O domingo foi de emoção, expectativa e esperança para os milhares de jovens que enfrentaram o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025. Os portões foram fechados, pontualmente, às 13h, marcando a etapa inicial do exame. Nesta fase, os candidatos respondem a 90 questões: 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo Língua Portuguesa e Inglês ou Espanhol) e 45 de Ciências Humanas, além da tão aguardada redação.
Mobilizadas para apoiar os estudantes, as equipes da Secretaria da Educação do Estado (SEC) transformaram as estações de metrô de Salvador e Lauro de Freitas em pontos de acolhimento e incentivo aos estudantes da rede estadual. A ação “Educação no Metrô” levou palavras de encorajamento, abraços e mensagens de otimismo aos candidatos que seguiam para os locais de prova.
Com o mesmo objetivo, equipes da SEC também estiveram na porta das escolas, na capital e no interior. A secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, recepcionou os estudantes na porta do Colégio Central, no bairro de Nazaré, em Salvador. “Todo mundo junto, de mãos dadas, para garantir um bom ENEM na Bahia”, afirmou, enquanto ajudava a distribuir kits com canetas, garrafas de água e barras de cereal na porta das escolas. "A distribuição dos kits foi pensada para acalmar os alunos e recepcioná-los antes da prova. Muitos esquecem a caneta, ficam nervosos, e a gente está aqui para apoiar”, completou.
A secretária também afirmou que a Bahia tem quase meio milhão de inscritos no ENEM 2025 e é o Estado do Nordeste com maior número de participantes. “A Bahia figura entre os três estados que mais aprovaram estudantes no ENEM do ano passado e não tenho dúvida de que avançaremos ainda mais este ano. Trabalhamos todos com muita dedicação: professores, gestores, coordenação pedagógica, prefeitos e prefeitas. O exame democratiza o acesso à universidade e inverte a lógica histórica, abrindo as portas do Ensino Superior público aos estudantes da rede estadual”, afirmou, elencando ações da SEC que reforçaram a preparação dos estudantes, entre elas simulados, rodas de conversa, lives, concurso Redação Nota 1000 e Aulão Prepara Enem.
Iniciativa aprovada
Raiane Mel Pinheiro Santiago, 18 anos, cursou o Ensino Médio no Colégio Estadual de Praia Grande, em Periperi, e, ao passar pela Estação da Lapa rumo à prova, parabenizou a iniciativa da gratuidade do metrô e do suporte da equipe da SEC, ações que ele avalia como pontos positivos proporcionados pelo Governo do Estado para fortalecer a confiança dos estudantes. “Esta é uma forma extremamente relevante de nos estimular a persistir nos estudos e a almejar um futuro promissor, que vai além da mera busca por uma formação universitária ou da inserção imediata no mercado de trabalho”, disse. Raiane sonha em cursar Medicina.
A mobilização reuniu servidores, gestores e coordenadores da rede, todos com o mesmo propósito: mostrar que a educação pública baiana caminha ao lado de seus estudantes. Na Estação Acesso Norte, Adélcio de Jesus, 18 anos, estudante do Colégio Estadual Helena Magalhães, localizado no bairro Tancredo Neves, agradeceu a acolhida. “As palavras de boa sorte da equipe da Secretaria me deram mais confiança. Vou cheio de energia para fazer as provas. Optei pela área de Administração e este acolhimento demonstra cuidado e incentivo”.
“Cada olhar de confiança que vemos hoje é a prova de que valeu a pena todo o trabalho realizado ao longo do ano. Estamos trazendo um abraço da SEC para passar tranquilidade. É para eles que trabalhamos", afirmou o diretor de Organização Curricular e Pedagógica da SEC, Astor Vieira Júnior, que acompanha as ações na Estação da Lapa.
No interior, as equipes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) também marcaram presença nas portas dos locais de prova, reforçando o apoio e a torcida pelos candidatos.
