Lula alfineta ACM Neto e relembra polêmica sobre autodeclaração racial
Por Política Livre
04/09/2025 às 14:36
Atualizado em 04/09/2025 às 15:17
Foto: Montagem Política Livre

Durante agenda em Minas Gerais nesta quinta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alfinetou o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. Em tom irônico, o petista relembrou a polêmica envolvendo a autodeclaração racial do político baiano nas eleições de 2022.
“Tem gente branca querendo passar por negro. O filho do Antônio Carlos Magalhães, na Bahia, na campanha, autodenominou-se negro, na expectativa de ter o voto da maioria do povo baiano, que é negro”, afirmou Lula em conversa com influenciadores mineiros.
A declaração acontece em um momento de atrito entre o Palácio do Planalto e o União Brasil. Na última terça-feira (2), a direção nacional do partido, em conjunto com o PP, oficializou o rompimento com o governo e determinou que seus filiados entreguem os cargos ocupados. A medida coloca em xeque a permanência dos ministros Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esporte), que podem ser punidos caso insistam em permanecer na Esplanada.
