Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Deputados estaduais do PP se encontram com Lídice da Mata em Brasília e conversam sobre filiação ao PSB
Deputados estaduais do PP se encontram com Lídice da Mata em Brasília e conversam sobre filiação ao PSB
Por Política Livre
04/09/2025 às 16:31
Atualizado em 04/09/2025 às 17:04
Foto: Política Livre/Arquivo

De saída do PP, os deputados estaduais Niltinho, Hassan Iossef e Antônio Henrique Júnior foram vistos circulando por Brasília nesta quarta-feira (3). O trio se reuniu com a deputada federal e presidente do PSB baiano, Lídice da Mata, que abriu as portas da sigla e já fez o convite para que eles, assim como o deputado estadual Eduardo Sales, também do PP, ingressem no partido.
A parlamentar, no entanto, foi direta: para que haja acordo, os pepistas precisam ajudar a montar a chapa proporcional. A prioridade do PSB na disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa é garantir a reeleição do deputado estadual licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida.
Os quatro deputados estaduais do PP anunciaram a saída do partido após a federação formada com o União Brasil. Eles rejeitam a ideia de apoiar o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) na disputa pelo Palácio de Ondina, pois estão na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Recentemente, foram contemplados com a indicação para a diretoria-geral do Detran.
Além do PSB, os quatro deputados estaduais do PP já teriam recebido convites coletivos do PDT e do Podemos, segundo revelou a coluna Radar do Poder. Entretanto, o acordo seria o mesmo do ofertado pelo PSB no que se refere à construção da chapa proporcional.
O PSD também entrou na lista, mas com uma condição: só abre espaço para Niltinho e Eduardo Sales. O veto atinge diretamente Hassan Iossef e Antônio Henrique Júnior, por disputas locais com pessedistas de peso.
Hassan trava rivalidade em Jequié com o deputado federal Antônio Brito (PSD), enquanto Antônio Henrique enfrenta resistência no oeste da deputada estadual licenciada e secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira.
Outro nome que pode embarcar nesse movimento é o presidente estadual do PP, deputado federal Mário Negromonte Júnior. Também contrário à federação, ele acompanha de perto as articulações e tem sido citado como possível aliado do grupo na eventual debandada, apesar da ligação umbilical com a legenda.
Apesar das conversas acontecerem, a decisão sobre o destino de Niltinho, Hassan Iossef, Antônio Henrique e Eduardo Sales só deve ser tomada no ano que vem, quando o cenário político e partidário estará mais nítido.
Vale lembrar que o PP tem outros dois deputados estaduais: Nelson Leal, que não deve disputar a reeleição, e Felipe Duarte, de malas prontas para o Avante.
