/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Caetano, Chico e Gil participarão de protesto contra anistia e PEC da Blindagem no domingo

Caetano, Chico e Gil participarão de protesto contra anistia e PEC da Blindagem no domingo

Por Gustavo Zeitel, Folhapress

19/09/2025 às 16:58

Foto: Reprodução/Arquivo

Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil, que farão ato musical contra anistia e PEC da Blindagem

Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil vão participar juntos de uma manifestação contra a anistia e a PEC da Blindagem, marcada para acontecer neste domingo (21), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Está previsto para ocorrer um ato musical com a participação dos três artistas.

Segundo o coletivo 342 artes e a Mídia Ninja, organizadores, o protesto está marcado para acontecer a partir das 14h na altura do posto 5.

Haverá atos no domingo também em outras capitais, como São Paulo, na avenida Paulista.

Aprovada nesta semana na Câmara, a PEC da Blindagem dificulta a investigação de parlamentares. Segundo o texto, deputados e senadores só poderão ser processados após autorização do Legislativo. Do mesmo modo, a proposta reestabelece a possibilidade de votação secreta para autorizar a abertura de processos criminais contra parlamentares.

Nos últimos dias, diversos artistas passaram a se posicionar contra a PEC, que apelidaram de PEC da Bandidagem.

Caetano arregimentou os artistas pela rede social, por meio da organização 342 artes, liderada por sua mulher e empresária, Paula Lavigne.

"A PEC da Bandidagem tem que receber uma resposta saudável, socialmente saudável, uma manifestação de que grande parte da população brasileira não admite um negócio desse", disse Caetano, em um vídeo, publicado em sua conta no Instagram.

Manifestações com o mesmo teor estão marcadas para diversas capitais no país. Segundo Caetano, protestar contra a PEC da Blindagem se torna ainda mais importante num momento em que se discute a anistia para os condenados no 8 de janeiro de 2023, incluindo Bolsonaro. A união de Chico, Caetano e Gil, três dos nomes mais importantes da história da música popular brasileira, é um momento raro nas últimas décadas da MPB.

A Câmara aprovou nesta semana também a urgência do projeto de lei da anistia, permitindo a tramitação acelerada da proposta, após ofensiva de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por tentativa de golpe de Estado.

O relator da proposta, deputado Paulinho da Força (SP), que é presidente do Solidariedade, disse que pretende transformá-la em um projeto voltado para a redução de penas.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.