/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Zambelli pede, em carta na prisão, campanha de bolsonaristas para pressionar ministro da Itália nas redes

Zambelli pede, em carta na prisão, campanha de bolsonaristas para pressionar ministro da Itália nas redes

Por Constança Rezende, Folhapress

07/08/2025 às 17:52

Foto: Zambelli Brasil/Youtube/Reprodução

Deputada Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pediu, da prisão, para que influenciadores bolsonaristas façam uma campanha por comentários nas redes do ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, para pressionar por alguma decisão em seu benefício.

O recado, enviado pela parlamentar a familiares no último dia 2, foi endereçado ao ex-apresentador da Jovem Pan Paulo Figueiredo e ao bolsonarista Allan dos Santos.

"Tenta fazer uma campanha para as pessoas comentarem no perfil dele e pedirem por mim, fala com Allan dos Santos e Paulo Figueiredo para ajudarem o público dele", disse a parlamentar na carta obtida pela Folha.

Zambelli também lembrou, na mensagem, que está nas mãos de Nordio a palavra final sobre o processo de sua extradição para o Brasil. Caberá ao ministro da Itália acionar os canais diplomáticos para verificar se o pedido do Brasil está formalmente correto e se há acordo de cooperação entre os dois países.

A parlamentar ainda afirmou que espera que o ministro lhe dê alguma decisão favorável antes da sua próxima audiência de custódia, marcada para o próximo dia 13, quando a prisão poderá ser reconsiderada.

O advogado da deputada no Brasil, Fabio Pagnozzi, não quis comentar o pedido, mas afirmou que está confiante de que o ministro da Justiça poderá negar o pedido de extradição, conceder a liberdade da parlamentar, ou medidas cautelares.

Nesta quarta-feira (6), foi divulgada uma outra carta escrita à mão por Zambelli na qual diz estar "forte e corajosa" e que "nenhum ditador nos colocará de joelhos".

A mensagem foi publicada nos perfis no Instagram do filho da parlamentar, João Zambelli, de sua mãe, Rita Zambelli, e do seu advogado, Fabio Pagnozzi. Cerca de uma hora depois, as publicações foram deletadas das redes.

"Aos brasileiros de todo o mundo, a vida é um grande milagre, mas o maior presente para as nossas vidas é a liberdade para vivermos para nossa família, seja a de sangue ou aquela que elegemos", dizia ela no texto.

No início deste mês, a Corte de Apelação de Roma determinou que a deputada federal continue presa em regime fechado durante o processo de extradição da Itália para o Brasil. A tramitação pode durar de 1 a 2 anos, segundo especialistas.

Zambelli foi detida no fim de julho, em um apartamento no bairro Aurélio, em Roma, após quase dois meses foragida da Justiça brasileira. Ela foi enviada para o presídio feminino Rebibbia, onde estão 369 mulheres, quase cem a mais do que a capacidade total.

A ordem definitiva de sua prisão Zambelli foi emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), em junho, quando a deputada já estava foragida.

Moraes então ordenou que o Ministério da Justiça formalizasse o pedido de extradição, com base no tratado firmado entre Brasil e Itália. A decisão previa ainda a perda de seu mandato parlamentar, com comunicação imediata ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

A deputada foi condenada por unanimidade pela Primeira Turma do STF a dez anos de prisão e à perda do mandato, em 14 de maio, por invasão ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e falsidade ideológica.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.