/

Home

/

Noticias

/

Justiça

/

Vereador de Juazeiro é cassado por fraude à cota de gênero; TRE-BA anula votos do DC

Vereador de Juazeiro é cassado por fraude à cota de gênero; TRE-BA anula votos do DC

Por Redação

08/08/2025 às 12:31

Atualizado em 24/10/2025 às 16:45

Foto: Divulgação

Vereador Renan dos Santos Fonseca (DC), de Juazeiro

O vereador Renan dos Santos Fonseca (DC), de Juazeiro, no Sertão do São Francisco, teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A decisão, tomada na sessão da última quarta-feira (6), ocorreu por maioria dos votos dos desembargadores que seguiram o entendimento do relator do processo, juiz Ricardo Borges Maracajá.

De acordo com o julgamento, o partido Democracia Cristã (DC), ao qual Renan é filiado, cometeu fraude à cota de gênero durante as eleições municipais. Com isso, todos os votos destinados à legenda foram considerados nulos, o que resultou na perda do mandato do parlamentar. Ainda cabe recurso da decisão.

Renan Fonseca foi eleito com 1,2 mil votos e é ligado politicamente ao deputado estadual Roberto Carlos (PV). Com a cassação, a vaga será ocupada por Anderson Alves da Cruz, conhecido como Anderson da Iluminação (União Brasil), que obteve 1,5 mil votos nas eleições de 2024.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.