/

Home

/

Noticias

/

Mundo

/

Trump diz que fez 'grandes avanços' com a Rússia, mas sem dar detalhes

Trump diz que fez 'grandes avanços' com a Rússia, mas sem dar detalhes

Por Folhapress

17/08/2025 às 12:50

Foto: Reprodução

Presidente dos EUA, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (17) em uma rede social que fez grande progresso na negociação com a Rússia. Ele media um acordo de paz para a guerra na Ucrânia.

"Grandes avanços com a Rússia. Fiquem ligados", escreveu Trump. Está marcado para esta segunda-feira (18) uma reunião do presidente americano com o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, e líderes europeus nos Estados Unidos.

Rubio disse que Rússia e Ucrânia devem fazer concessões. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse que foram pedidas concessões, mas não detalhou quais. Ele argumentou que não ajudaria expor as propostas e que as negociações só funcionam em privado.

Rússia teria concordado em ceder cinco regiões, segundo o enviado especial. Steve Witkoff deu a declaração à CNN, aparentemente se referindo a Donetsk, Luhansk, Kherson, Zaporizhzhia e Crimeia.

Trump incentivou Ucrânia a ceder territórios. O presidente russo, Vladimir Putin, sugeriu de terminar a guerra se obtiver dois territórios que eles ocupam atualmente na Ucrânia ?Donetsk e Lugansk, na parte leste. A proposta foi apresentada no encontro do russo com Trump, no Alasca.

Presidente americano respalda duas propostas russas. A primeira é tomar o controle total de dois oblasts (regiões administrativas) ucranianas e, depois, congelar a linha de frente em outras áreas que Moscou controla apenas parcialmente.

CÚPULA TERMINOU SEM ACORDO

A reunião no Alasca terminou após cerca de três horas sem acordo de cessar-fogo para a guerra na Ucrânia. "Nada foi fechado", anunciou o republicano ao lado do russo, em entrevista à imprensa.

O encontro visava negociar um acordo de cessar-fogo. Zelenski não foi convidado para as conversas.

Trump definiu o encontro como "muito produtivo em várias formas" e com progressos, apesar do resultado. O republicano afirmou que há "uma boa chance" de chegar a um acordo e relembrou que milhares de pessoas estão sendo mortas na Ucrânia. Os presidentes trocaram elogios.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.