TJ-BA instala 2ª Vara Cível em Campo Formoso e promove celeridade processual
Por Redação
27/08/2025 às 08:10
Atualizado em 27/08/2025 às 08:10
Foto: Divulgação

Avanço na prestação dos serviços judiciários e celeridade processual. Esses são os principais objetivos que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) busca alcançar com a instalação da 2ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais e Fazenda Pública da Comarca de Campo Formoso.
“Atualmente, temos um acervo de mais de 8 mil processos; então, a 2ª Vara vem nessa missão de desafogar e, de certa forma, humanizar esses processos. Afinal de contas, não são apenas números, mas também representam histórias”, frisou a juíza diretora do Fórum e titular da Vara Cível, Mirã Carvalho Dantas.
A instalação foi feita pela presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Resende, durante uma cerimônia realizada no Salão do Júri do Fórum Desembargador Leitão Guerra, nesta terça-feira (26).
“É muito importante ampliarmos o acesso à justiça com mais essa instalação. Aqui tem um movimento processual muito grande e estava precisando de uma nova Vara com especialização em Fazenda Pública. Que possamos estar sempre ampliando os serviços para uma justiça mais célere, mais cidadã”, declarou a presidente Cynthia Resende.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campo Formoso possui uma população com de 71 mil habitantes. E os 11 mil moradores de Antônio Gonçalves serão atendidos pela 2ª Vara Cível também.
A nova unidade tem 16 servidores. “Essa instalação vai trazer muitos benefícios para a população, para os advogados e, também, para nós servidores, porque a 1ª Vara Cível estava com muitos processos e sabemos que vai ter uma grande melhoria no atendimento ao jurisdicionado”, avaliou Lucineide Carvalho, administradora do Fórum.
Para a presidente da Subseção de Campo Formoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Michelle Godinho dos Santos, essa ação do Tribunal é de “extrema importância para desafogar os processos e para termos uma justiça célere na nossa cidade”.
