Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Titular da SSP afirma que projetos em tramitação na Assembleia vão auxiliar no combate à criminalidade
Titular da SSP afirma que projetos em tramitação na Assembleia vão auxiliar no combate à criminalidade
Por Carine Andrade
20/08/2025 às 12:14
Foto: Carine Andrade/Política Livre

O secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, esteve na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na manhã desta quarta-feira (20), fazendo uma explanação sobre os projetos de lei em tramitação na Casa que tratam da reestruturação nas carreiras da Polícia Civil, da própria Segurança Pública e do estatuto dos policiais militares. O "pacotão" envolve mais unidades, novos cargos e extinção de setores em toda a estrutura do Estado.
A convocação foi feita pela presidente Ivana Bastos (PSD), que avaliou a necessidade de dar conhecimento amplo aos parlamentares sobre as matérias antes delas serem votadas em plenário. As proposições estão tramitando na Casa em regime de urgência.
Entre as mudanças anunciadas, na última semana, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), algumas estão relacionadas aos policiais da reserva, que terão a quantidade e o tempo de convocação ampliados. De acordo com o secretário Marcelo Werner, o período de trabalho passará de quatro para seis anos de atuação, tanto na parte administrativa quanto na operacional.
"Um dos projetos de leis muito importante que está em tramitação é o que aumentará o tempo de disposição dos policiais militares da reserva, que anteriormente poderiam ficar até quatro anos, prorrogados por mais dois. Podem hoje, a partir dessa proposição, se for aprovado pela Casa, permanecer seis anos, três mais três", explicou.
Ainda de acordo com o secretário, o principal foco do governo estadual é propiciar a valorização e capacitação dos profissionais, o que causará impacto direto na diminuição dos índices de criminalidade, já que haverá um reforço global nas áreas de investigação, policiamento ostensivo e inteligência.
"É bom destacar que esse reforço vem após quatro concursos públicos realizados, o aumento progressivo de policiais militares e chega também antes da posse de mais 2 mil policiais militares que ingressarão até o final do ano e mais de 1.800 que ingressarão no próximo ano. Então, esses policiais se incorporarão a esses comandos regionais para fortalecer a segurança pública na Bahia", reforçou.
