Putin liga para Lula e fala sobre Guerra da Ucrânia e Brics
Por Folhapress
09/08/2025 às 13:40
Atualizado em 09/08/2025 às 15:27
Foto: Reprodução/Instagram/Arquivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu neste sábado (9) uma ligação de seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin, com quem falou sobre Guerra da Ucrânia, Brics e relações com os Estados Unidos, segundo comunicados de ambos os países.
Durante a chamada de 40 minutos, Putin falou sobre os "recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia", segundo o Itamaraty, e "agradeceu o empenho e interesse do Brasil nesse tema".
"O presidente Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz", afirmou a chancelaria brasileira, em referência à iniciativa lançada em conjunto com a China em 2023 e que, até agora, teve poucos resultados práticos na guerra que se estende desde 2022 no Leste Europeu.
Os líderes também falaram sobre a cooperação no âmbito do Brics, o grupo de países emergentes do qual fazem parte, e sobre a reunião de Putin com o enviado dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, segundo o Kremlin.
A ligação ocorre às vésperas de uma cúpula entre Putin e o presidente americano, Donald Trump, no Alasca, onde os dois líderes vão se encontrar após o republicano ignorar o fim do prazo que ele mesmo havia dado ao russo para uma trégua na Guerra da Ucrânia, que venceu nesta sexta-feira (8).
