/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Ivana Bastos rebate críticas da oposição e diz que "ninguém está votando projeto às cegas"

Ivana Bastos rebate críticas da oposição e diz que "ninguém está votando projeto às cegas"

Por Carine Andrade/Política Livre

26/08/2025 às 20:25

Foto: Política Livre

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos (PSD)

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos (PSD), comemorou a produtividades da sessão plenária desta terça-feira (26) que aprovou 12 projetos, incluindo os de autoria do Executivo, dos deputados e a concessão de comendas 2 de Julho. Entre as homenagens que passaram pelo crivo dos parlamentares está a do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, proposta pelo deputado Junior Nascimento (União Brasil).

Em entrevista à imprensa, a chefe do Parlamento estadual exaltou a manutenção do veto integral do governador Jerônimo Rodrigues (PT) ao projeto de lei que alterava os percentuais de repasses do Fundo Especial de Compensação da Bahia (Fecom) para cartórios deficitários no Estado, a aprovação da operação de crédito de R$ 4,5 bilhão que ela fez questão de ponderar que "não é um empréstimo e, sim, uma renegociação da dívida", o reajuste dos servidores, entre outras matérias.

"Nós votamos a urgência de um projeto que você tem uma dívida e que você vai pagar essa dívida com juros mais baratos. Então, é aceitável essa urgência. Outra, que você tem um aumento para os servidores que pode entrar na folha de pagamento já do mês que vem. Já é outro projeto de urgência. Hoje pela manhã nós nos reunimos com os deputados, a semana inteira também, tanto da maioria como da minoria para discutimos os projetos que poderíamos pautar", explicou.

Sobre às críticas dos parlamentares da oposição quanto a alegada falta de debate dos projetos de interesse do Executivo nas comissões temáticas da Casa e a afirmação do deputado Sandro Régis (União Brasil) de que a Assembleia é uma "casa de carimbadores", a presidente Ivana Bastos respondeu a este Política Livre que as proposições foram debatidas com os deputados das duas bancadas.

"O secretário Manoel Vitório [Fazenda] esteve aqui explicando o projeto de urgência que era a renegociação do empréstimo. Esteve aqui, explicou, tirou todas as dúvidas. Estivemos aqui com o secretário da Segurança Pública Marcelo Werner explicando todos os projetos. Então, a gente tem discutido. Ninguém está votando aqui às cegas sem saber o que é que está sendo votado. A oposição esteve presente, nós convidamos todos os deputados", frisou.

Para próxima semana deverão ser votados os projetos de reajuste dos policiais militares, servidores da Educação e outro projeto de lei relacionado ao Bahiainvest. As urgências destas matérias também foram aprovadas nesta terça.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.