Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Com saída de Mário Negromonte, Nelson Pelegrino trilha caminho para assumir presidência do TCM e ampliar influência do PT no tribunal
Com saída de Mário Negromonte, Nelson Pelegrino trilha caminho para assumir presidência do TCM e ampliar influência do PT no tribunal
Por Política Livre
04/07/2025 às 15:45
Atualizado em 04/07/2025 às 17:44
Foto: Política Livre/Arquivo

A aposentadoria compulsória do conselheiro Mário Negromonte do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), no domingo (6), aos 75 anos, abre caminho para o PT ampliar de forma decisiva a influência sobre a Corte.
Negromonte ocupava a vice-presidência do tribunal. Com a aposentadoria compulsória, o conselheiro Nelson Pelegrino, ex-deputado federal do PT, deve ser candidato único ao posto, em eleição que ocorre nos próximos dias.
Sendo eleito vice-presidente, Pelegrino assume o comando do TCM em agosto do ano que vem, quando o atual presidente da Corte, conselheiro Francisco Andrade Netto, se aposenta de forma compulsória antes de concluir o segundo mandato, para o qual foi reeleito no início deste ano.
Francisco Netto é o último remanescente da era carlista no tribunal. Os demais titulares do TCM foram nomeados por governadores petistas - Jaques Wagner, Rui Costa ou Jerônimo Rodrigues. Pelegrino, por exemplo, foi nomeado por Rui, hoje ministro da Casa Civil.
Dos sete conselheiros, Jerônimo Rodrigues nomeou três: Aline Peixoto, esposa de Rui Costa; Paulo Rangel, ex-deputado estadual pelo PT; e Ronaldo Sant'Anna, escolhido entre os indicados pelos auditores do tribunal, em vaga técnica.
O substituto de Mário Negromonte será escolhido pelo governador entre os membros do Ministério Público de Contas. Este Política Livre já mostrou que estão na disputa as procuradoras Camila Vasquez, nora do próprio Negromonte, casada com o deputado federal Mário Júnior, e Aline Rêgo, que tem o apoio de setores do PT.
Mário Negromonte, que deve retornar à política ou assumir uma função na iniciativa privada, se despediu na quinta (03) do tribunal, durante a sessão plenária. Na ocasião, foi homenageado por todos os conselheiros. Mário Júnior esteve presente.
A principal atribuição do TCM é julgar as contas das prefeituras e câmaras de vereadores da Bahia. Ou seja, embora a função deva ser apartidária, o conselheiro tem influência política e trânsito com os gestores municipais.
