Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Com 130 municípios apurados, Tássio Brito lidera corrida para presidência do PT; aliados de Jonas Paulo já reconhecem derrota
Com 130 municípios apurados, Tássio Brito lidera corrida para presidência do PT; aliados de Jonas Paulo já reconhecem derrota
Por Política Livre
07/07/2025 às 17:21
Atualizado em 07/07/2025 às 21:25
Foto: Reprodução/Instagram

Atual tesoureiro do partido na Bahia, Tássio Brito, da corrente Esquerda Popular Socialista (EPS), lidera com folga a apuração da eleição para a presidência do PT na Bahia. Com 130 municípios examinados até agora, ele tem 69,5% dos votos. O segundo colocado é Jonas Paulo, ex-comandante da sigla no Estado e integrante da tendência Construindo um novo Brasil (CNB), com 28%.
A parcial foi divulgada na tarde desta segunda-feira (7) pelo presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, que apoia Tássio, assim como o senador petista Jaques Wagner. O terceiro colocado é Paulo Riela, da corrente O Trabalho, com 1,3%. Na sequência aparecem Gabriel Cavalcante, da Articulação de Esquerda, com 0,7%, e Rodrigo Pereira, que é da mesma tendência, com 0,5%.
Mais cedo, a direção do PT baiano divulgou uma nota convocando a imprensa para uma coletiva nesta terça-feira (8), a partir das 9h30, para anunciar o resultado geral do Processo de Eleição Direta (PED) da legenda. O anúncio será feito por Éden e pelo secretário de Organização do partido no Estado, Osmar Galdino.
Aliados importantes de Jonas Paulo ouvidos hoje pelo site admitiram, reservadamente, a derrota para Tássio Brito, que era o favorito na disputa interna. A avaliação é que Jonas foi bem em pequenas e médias cidades no interior, a exemplo de Brumado, como mostrou mais cedo o site, mas teve um desempenho muito ruim nos grandes centros. Ele venceu, no entanto, em Ilhéus e em Lauro de Freitas.
