/

Home

/

Noticias

/

Bahia

/

Governo do Estado concede incentivos bilionários a refinaria, mas dono segue em sigilo

Governo do Estado concede incentivos bilionários a refinaria, mas dono segue em sigilo

Por Julio Wiziack/Folhapress

29/05/2025 às 20:45

Atualizado em 29/05/2025 às 20:45

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT)

A refinaria Gran Bahia, em Camaçari, conseguiu benefícios fiscais bilionários do governo baiano até 2032, mas, até o momento, o dono do negócio continua em sigilo.

A principal suspeita no setor é de que o empresário Ricardo Magro, dono do grupo Refit, esteja por trás do empreendimento.

Na Receita Federal, a futura refinaria da Bahia consta como tendo dois sócios: Augusto Belluci e o fundo de investimento EUV SV2. O capital social inscrito é de R$ 10 milhões.

A coluna Painel S.A., do jornal Folha de S.Paulo, tentou contato com Bellucci, sem sucesso. Ele teve uma empresa de informática encerrada em São Paulo.

O fundo EUV SV2 é o controlador da TLIQ Logística, empresa do grupo Refit. Na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o fundo foi registrado como tendo um único cotista.

Pedro Calmeron Carvalho, sócio da FIDD, administradora do fundo, disse que não poderia revelar quem é o cotista porque a informação é protegida por sigilo.

A FIDD administra outro fundo, o EUV Denali, que investe na Nacional Petróleo, Direcional, Petro Norte e Sudeste Distribuidora, todas controladas por Magro.

Calmeron Carvalho não comentou sobre esses investimentos e disse que também não poderia revelar se há relação entre ambos os fundos.

Consultada, a Refit nega qualquer ligação com a refinaria ou com o respectivo fundo. O governo da Bahia foi questionado, mas não respondeu.

Benefícios

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia concedeu diferimento de ICMS para aquisições de bens para ativos fixos e matérias-primas importadas (como naftas e óleos brutos) por três anos para a instalação da refinaria. Também deu prazo de seis anos para o pagamento do imposto com juros reduzidos.

Apesar disso, a Gran Bahia Refinaria ainda não está autorizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), órgão regulador da exploração de petróleo no Brasil.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.