/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Direção do PT diz que partido já tem três candidatos à sucessão de Éden

Direção do PT diz que partido já tem três candidatos à sucessão de Éden

Por Redação

13/03/2025 às 20:50

Atualizado em 13/03/2025 às 20:52

Foto: Reprodução

Sandro Magalhães e Éden Valadares

Conforme antecipado por este Política Livre, o Partido dos Trabalhadores já tem três nomes para concorrer à presidência do diretório estadual, por meio do Processo de Eleição Direta (PED): Ellen Coutinho, Liu Durães do MST e Sandro Magalhães, este último candidato do grupo de Éden Valadares, atual presidente da sigla na Bahia. A votação para a renovação das direções do partido, tanto nas esferas municipal, estadual e nacional, será realizada no dia 6 de julho de 2025, com a utilização de urnas eletrônicas.

O secretário de Organização do PT Bahia, Osmar Galdino (Jojó), destacou que o partido irá realizar neste ano o maior e mais democrático PED da história da legenda no estado. “O PT Bahia recebeu no último período 26.429 novos filiados e filiadas, contamos agora com 192 mil filiados e filiadas e 350 cidades votarão no PED nos três níveis – municipal, estadual e nacional - e 49 farão o PED municipal. Então estamos muito confiantes de que teremos um processo bastante participativo”.

Nomes apresentados

Economista, Elen Coutinho tem 35 anos, é membro do Diretório Nacional do PT e diretora da Fundação Perseu Abramo desde 2020, além de já ter sido secretária Estadual de Formação Política e secretária Estadual de Juventude do PT. Militante antirracista, foi candidata a presidente estadual do partido no ano de 2019, quando teve cerca de 40% dos votos no Congresso Estadual, perdendo a disputa para Éden Valadares.

Liu Durães, outra mulher que se apresenta para concorrer à eleição de presidente do PT Bahia, tem 41 anos, é integrante do MST desde a sua infância, tendo sido membro da direção estadual e nacional do Movimento. Integra a direção estadual do PT, ao qual é filiada desde 2006. Engenheira agrônoma formada pela UNEB, sua trajetória é marcada pelo compromisso com a luta pela reforma agrária e a agroecologia.

Aos 39 anos, o presidente do PT de Serrinha, Sandro Magalhães, foi vereador aos 19 anos, é oriundo dos movimentos de juventude e do movimento estudantil da Uneb, formado em letras, especialista em estudos culturais, história e mestrando em cultura e sociedade na Ufba. Como experiência profissional, é professor da rede pública de ensino, foi secretário de Educação de Serrinha, superintendente de Cultura do Estado da Bahia nas gestões de Jaques Wagner e Rui Costa e chefe de gabinete do deputado Osni Cardoso. Militante filiado desde 2004, Sandro também foi coordenador estadual do Setorial de Cultura do PT Bahia e participou das coordenações das campanhas de Wagner, Rui e Lula no Território do Sisal.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.