Home
/
Noticias
/
Salvador
/
Marta Rodrigues critica Prefeitura e diz que Salvador 'passa vergonha' ao ir de encontro à agenda global ambiental
Marta Rodrigues critica Prefeitura e diz que Salvador 'passa vergonha' ao ir de encontro à agenda global ambiental
Por Política Livre
19/03/2024 às 10:48
Atualizado em 19/03/2024 às 11:05
Foto: Reprodução/Redes sociais/Montagem

A vereadora Marta Rodrigues (PT) disse que a venda das áreas verdes da cidade pela Prefeitura pode acabar colocando Salvador como um pária ambiental, uma vez que cotidianamente tem caminhado de encontro às questões da emergência climática e da agenda global de luta pelo meio-ambiente.
"O que a Prefeitura está fazendo em Salvador, com a venda de áreas verdes, permitindo construir espigões, cortando árvores e enchendo a cidade de concreto, é tão absurdo que está saindo da discussão local para nacional e quiçá internacional. É vergonhoso que a primeira capital do Brasil esteja sendo deteriorada pela sua gestão enquanto o mundo todo está preservando, replantando, limpando rios", comentou, na Câmara Municipal, nessa segunda-feira (18).
Para Marta,"enquanto o Brasil retoma a respeitabilidade na agenda ambiental sendo escolhido para sediar COP 30 em 2025, a Prefeitura vai na contramão". "A emergência climática é uma das questões políticas centrais e da democracia atual. É um compromisso com o povo, com presente e o futuro da cidade. Já vivemos uma alteração no clima perceptível e este Verão nos mostra isso. Já está chegando no fim, mas o calor não. A cidade de Bruno Reis é para quem anda no ar-condicionado", diz a parlamentar.
Para a vereadora, é muito importante que a imprensa, a sociedade civil e artistas se mobilizem contra o trator e a serra elétrica da gestão municipal, independentemente que o clamor popular tenha surgido por causa de um terreno no Corredor da Vitória. "Temos que agregar e ampliar essa mobilização em defesa dos bairros pobres e populares, onde terrenos e áreas verdes também estão sendo vendidos na cidade toda. É um compromisso a qualidade de vida do ar, da água, do ambiente para se viver para toda a população", disse.
A vereadora afirma que ao lado arquitetos, urbanistas, artistas e personalidades em geral, a imprensa tem dado uma visibilidade muito importante ao que ocorre em Salvador. "Mesmo assim a Prefeitura rejeita a defesa da agenda ambiental, fundamental para a inclusão e combate das desigualdades sociais", pontua.
Ver essa foto no Instagram
Terrenos para creches
Marta Rodrigues lembra que no bojo de desafetações tem terrenos que deveriam servir par a construção de escolas e postos de saúde. "Terrenos que deveriam ter uma utilidade pública e estão sendo vendidos para iniciativa privada. Ou realmente o pensamento da Prefeitura é arcaico ao ponto de não acompanhar as demandas urgentes do mundo ou realmente é uma verdadeira serra elétrica.
