/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Equipe de Boulos teme associar ato com Marina Silva à ‘confusão’ de pesquisa

Equipe de Boulos teme associar ato com Marina Silva à ‘confusão’ de pesquisa

Por Roseann Kennedy/Estadão Conteúdo

23/03/2024 às 08:18

Atualizado em 23/03/2024 às 08:18

Foto: Reprodução

Guilherme Boulos

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), participa neste sábado, 23, de um ato de adesão à pré-candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo. Nos bastidores, há preocupação entre os psolistas em dissociar o evento da suposta confusão dos eleitores em recente Datafolha, na qual teriam confundido a pré-candidata do Novo, Marina Helena, com a ministra.

Ninguém nega que o pré-candidato deseja deixar claro que “Marina é Boulos”. Mas sua equipe ressalta: a programação estava prevista antes da divulgação da pesquisa e o foco é mostrar a contribuição de Marina Silva nas propostas ambientais para a cidade.

A pré-candidata do Novo também tenta se distanciar da suposta confusão e diz que se isso ocorresse, na disputa passada a então candidata da Rede à prefeitura, Marina Helou, também teria sido beneficiada.

“Sinceramente achei até curiosa essa insistência na hipótese da confusão de nomes. Não faz o menor sentido. Marina Silva, a própria, teve 95.428 votos na capital em 2022. Marina Helou da Rede, mesmo partido da ministra, teve 22.073 votos para prefeitura em 2020 (0,4 % dos votos válidos). Se a própria Marina Silva e seu partido não se beneficiaram dessa “confusão”, como é que eu me beneficiaria?”, indagou à Coluna do Estadão.

“A verdade é que o eleitor de São Paulo não está confuso, ele está cansado. Cansado das mesmas figurinhas batidas de sempre. Eu represento essa mudança e já apareço com 7% das intenções de voto mesmo sendo ainda muito pouco conhecida pelo eleitor. Quanto mais avançarmos, com o início da campanha, tenho certeza de que haverá um grande crescimento”, apostou Marina Helena.

O próprio Datafolha, porém, faz análises internas de outros recortes da pesquisa que sugerem que o eleitorado se atrapalhou nos nomes. Um dos motivos é que 72% dos que declararam voto em Marina Helena disseram que não votariam num candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de jeito nenhum. Marina Helena esteve no ato pró-Bolsonaro na Avenida Paulista, em fevereiro, e também integrou a equipe do Ministério da Economia na gestão de Paulo Guedes.

Marina Silva reforça associação da pré-campanha de Boulos com governo Lula

Com a chegada da ministra num momento em que Boulos aparece empatado com seu principal na corrida municipal, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), é vista como uma forma de ampliar a polarização e reforçar a associação Boulos-Lula e Nunes-Bolsonaro.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.