/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Estrela solo do principal anúncio do governo até aqui, Jerônimo bota chineses para tocar tambor em lançamento da BYD

Estrela solo do principal anúncio do governo até aqui, Jerônimo bota chineses para tocar tambor em lançamento da BYD

Por Política Livre

04/07/2023 às 11:16

Atualizado em 04/07/2023 às 13:39

Foto: Política Livre

A chinesa deve começar a funcionar na quarta fábrica brasileira no segundo semestre de 2024, antes das eleições municipais

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comandou com festa, nesta terça-feira, em um dos principais cartões postais de Salvador, aquele que é o maior anúncio da gestão dele até aqui: a implantação do Complexo Industrial da BYD (Build Your Dreams) em Camaçari, na Região Metropolitana da capital, que deve gerar cinco mil empregos. O evento ocorreu no Farol da Barra.

Com a ausência dos maiores padrinhos políticos, o senador Jaques Wagner (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que estão em Brasília numa semana de votações importantes no Congresso, Jerônimo reinou solo como protagonista de si próprio. E não foi à toa que ele escolheu fazer o anúncio em Salvador, no bairro nobre da Barra, e não Camaçari, para que alcançasse um impacto maior do ponto de vista da visibilidade na principal cidade governada pela oposição no Estado.

Com o anúncio, em pouco mais de seis meses de governo o petista dá passos largos para suprir o vácuo econômico, social e industrial deixado com a saída da Ford, instalada no Estado após uma luta política intensa no início deste século liderada pelo falecido Antônio Carlos Magalhães, fundamental para que a BYD pudesse chegar de forma tão rápida - a chinesa vai comprar a fábrica da norte-americana.

A chinesa deve começar a funcionar na quarta fábrica brasileira no segundo semestre de 2024, antes das eleições municipais. Vai produzir veículos elétricos como ônibus, caminhões e carros de passeio. Alguns dos modelos foram expostos no Farol da Barra durante o evento, incluindo automóveis já vendidos no país, vans e um ônibus elétrico que faz a integração com o metrô no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O evento contou ainda com as tradicionais baianas paramentadas, que distribuíram fitinhas do Senhor do Bonfim, e apresentações das bandas Didá e Olodum e do grupo Afro Cidade de Camaçari. A vice-presidente global da BYD, Stella Li, e outros chineses presentes ficaram meio sem entender quando o Olodum transformou a solenidade em Carnaval ao som vibrante de “Madagascar” e “Faraó”, acompanhando o ritmo baiano na palma das mãos.

Meio envergonhada, a vice-presidente da BYD ainda arriscou tocar percussão por incentivo de um dos músicos, do Olodum, assim como Jerônimo e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), os dois demonstrando mais intimidade, naturalmente, para vibração do publico que lotou a enorme tenda montada em frente ao Farol, com um palco para apresentações musicais e um enorme palanque.

Claro, vários cotados para disputar a Prefeitura da capital com o apoio de Jerônimo aproveitaram a oportunidade para aparecer no anúncio, classificado pelo governador como um “momento histórico”. Estavam no palanque junto com todo o staff do Executivo estadual o presidente da Conder, José Trindade (PSB), os deputados estaduais Robinson Almeida (PT) e Olívia Santana (PCdoB) e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB).

O presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes (PSD), participou do evento, assim como diversos outros parlamentares e prefeitos Região Metropolitana, a exemplo do de Camaçari, Antônio Elinaldo (União), convidado por Jerônimo mesmo sendo adversário político. O único congressista presente foi Netto Carletto (PP). A instalação da BYD na Bahia foi negociada durante a longa viagem feita por Jerônimo à China no primeiro semestre, e conta com o apoio do governo federal.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.