/

Home

/

Noticias

/

Economia

/

Terminal de Contêineres do Porto de Salvador registra recorde de movimentação de cargas em 2021

Terminal de Contêineres do Porto de Salvador registra recorde de movimentação de cargas em 2021

Por Redação

10/01/2022 às 17:07

Atualizado em 10/01/2022 às 17:31

Os destaques foram os segmentos de energia renovável, químicos, pneus, construção civil e frutas

A Wilson Sons fecha 2021 com crescimento de 10% na movimentação de cargas no Tecon Salvador. Entre janeiro e dezembro, o terminal de contêineres baiano recebeu 376,4 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), o maior volume já movimentado desde o início das atividades da unidade, há mais de duas décadas.

“Os resultados refletem os investimentos realizados em treinamento de equipe, logística 4.0 e infraestrutura, como a recente ampliação do berço de atracação, que passou de 377 metros para 800 metros. Já são mais de R$ 900 milhões investidos desde que iniciamos as atividades no terminal. Hoje, o Tecon Salvador é o maior hub de logística portuária do Norte e Nordeste, atendendo às principais linhas marítimas do comércio exterior”, destaca Demir Lourenço, diretor executivo do terminal.

A importação teve destaque em 2021, impulsionada pelo segmento de energia renovável, que cresceu 78% em relação ao ano anterior. Chegaram ao terminal 13 mil TEUs, com equipamentos destinados, principalmente, a projetos de energia solar no interior do Nordeste e no Norte de Minas Gerais. As cargas em geral registraram alta de 90%, com o desembarque de 64 mil toneladas de trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Produtos químicos (+40% ) e granéis (+5%), com fertilizantes, foram os outros destaques do período.

Na exportação, a maior representatividade de cargas ficou por conta dos segmentos de construção civil (+86%), pneus (+ 60%) e sucos e polpas de frutas (+45%). Os volumes de cabotagem (transporte de mercadorias entre portos de um mesmo país) apresentaram incremento de 4,1%, passando de 72,9 mil TEUs em 2020 para 76,0 mil TEUs em 2021. Os principais produtos movimentados foram de construção civil (+88%), polímeros diversos (+13%) e químicos (+4%). As operações de transbordo e a remoção cresceram 63,8%, atingindo a marca de 74,4 mil TEUs em 2021.

Importante ferramenta de atração de novos negócios e investimentos para a Bahia, o Tecon Salvador está apto a receber, simultaneamente, dois navios New Panamax, que são os maiores porta-contêineres do mercado mundial e tendência das principais rotas comerciais globais. O terminal conta com infraestrutura similar às dos maiores portos do mundo, com logística 4.0 e equipamentos de alta tecnologia, incluindo três STS New Panamax, três Super Post-Panamax, três STS Panamax e 16 RTGs elétricos, todos com sistema regenerativo de energia.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.