Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Com representações em 23 dioceses baianas, católicos lançam frente para disputar eleições em 2022
Com representações em 23 dioceses baianas, católicos lançam frente para disputar eleições em 2022
Por Davi Lemos
11/10/2021 às 13:40
Foto: Divulgação / Jacson Estrela

Um grupo de católicos reuniu-se no sábado (9), em Salvador, para lançar a Frente Católica da Bahia. A intenção dos membros é disputar as eleições de 2022 e, para isso, lançaram as pré-candidaturas a deputado estadual e federal, respectivamente, do professor e catequista da Arquidiocese de Feira de Santana Iago de Carvalho e do economista soteropolitano, Luís Tourinho.
O lançamento da frente ocorreu na Paróquia de Sant´Ana, no Rio Vermelho, com a realização de palestras e missa. O grupo reúne representantes de 23 dioceses espalhadas pela Bahia - dioceses são áreas de pastoreio confiadas a um bispo e que englobam as paróquias das cidades que ficam no território dessas dioceses.
Luís Tourinho anunciou que a Frente elaborará, ao longo dos próximos meses, um documento contendo as pautas e demandas dos católicos que será publicado no primeiro semestre do ano que vem, tendo em mente as eleições gerais. "A Frente convoca todos os católicos a tomar parte do ressurgimento do catolicismo na esfera pública da Bahia, dando o testemunho da sua fé neste momento decisivo e crítico da história do nosso país", pontuou o economista, em conversa com este Política Livre.
O lançamento da frete contou com a presença de católicos de diversas áreas, como o padre Ângelo Magno, pároco da Igreja de Sant'Ana do Rio Vermelho; padre Cleiton Alencar, pároco da Igreja São Paulo Missionário; padre Edson Baraúna, capelão da Igreja Jesus, Maria e José e decano da Arquidiocese; diácono Pedro Serra, secretário da Escola Diaconal da Arquidiocese de Salvador; Aurélio Schommer, servidor da Receita Federal e ex-membro do Conselho Estadual de Cultura; o advogado e membro do Conselho Econômico e Fiscal da Devoção do Senhor do Bonfim Daniel Marback e Márcio Pedreira de Cerqueira, diretor financeiro da Ordem Terceira de São Francisco.
A iniciativa para o lançamento da frente surgiu do movimento universitário católico soteropolitano. "A nossa primeira preocupação era a educação, mas percebemos que a influência do Estado na área educacional é tão imensa que chega a ser nociva e hostil ao cristianismo. Por isso, decidimos ingressar também no campo político, adotando integralmente os princípios e valores da Doutrina Social da Igreja".
