/

Home

/

Noticias

/

Bahia

/

Plenário da Assembleia será reaberto para sessões deliberativas nesta segunda

Plenário da Assembleia será reaberto para sessões deliberativas nesta segunda

Por Redação

02/08/2021 às 09:15

Atualizado em 02/08/2021 às 09:15

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Assembleia Legislativa da Bahia

A partir desta segunda-feira (2), o plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) será reaberto para participação presencial dos parlamentares, sempre que houver uma sessão deliberativa convocada pelo presidente da Casa. Este foi o que ficou decidido entre os integrantes da Mesa Diretora e os líderes da maioria e minoria da ALBA.

O espaço estava fechado desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, quando o Legislativo implantou o Sistema de Deliberação Remota (SDR), o que permitiu a realização de sessões virtuais ao longo deste um ano e seis meses de restrições decorrentes da crise sanitária. De acordo com o presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD), “mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, cumprimos rigorosamente a nossa obrigação de legislar e fiscalizar”.

O presidente ressaltou que a situação sanitária na Bahia tem melhorado muito, mas ainda exige cuidados. A decisão de retornar as sessões presenciais ocorreu levando em consideração o fato de a maioria dos deputados já estar imunizada contra o coronavírus. “Mas como ainda estamos em uma fase transitória, neste primeiro momento serão realizadas apenas as sessões deliberativas”, completou.

Adolfo Menezes, lembrou ainda que caso o parlamentar não queira a participação presencial, poderá fazê-la de forma virtual, que está integrada ao plenário e desta forma permitirá a participação plena do deputado, mesmo a distancia.

Segundo o Superintendente de Recursos Humanos, Francisco Raposo, o Legislativo adotou medidas de prevenção ao contágio do coronavírus. Entre elas, está a implantação de um espaço ao lado do plenário, no Saguão Nestor Duarte, onde terá capacidade para até 36 parlamentares participarem da sessão. O Plenário Orlando Spínola, por sua vez, terá adaptação para abrigar outros 36 legisladores. O objetivo é evitar aglomeração entre os deputados durante os trabalhos na Casa.

Francisco Raposo ressaltou que a retomada do trabalho presencial está restrita apenas aos parlamentares. Para os funcionários do Legislativo, permanece o regime de turnão com apenas 30% dos servidores em trabalho nos gabinetes e setores administrativos da ALBA. “A Mesa Diretora vai observar os indicativos ao longo do mês de agosto com relação à pandemia de uma forma geral e avaliar quais medidas poderão ser adotadas doravante”, explicou.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.