Biometria: regularização do título de eleitor poderá ser feita até 6 de maio
Por Redação
28/02/2020 às 18:30
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os eleitores de 242 municípios baianos que tiveram seus títulos cancelados terão até dia 6 de maio para regularizar a situação e participar das eleições municipais deste ano. Para isso, deverá comparecer ao cartório eleitoral ou posto de atendimento do município onde pretende votar, além de apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado (emitido, no máximo, há 3 meses) e pagar as multas devidas se houver. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), 799.076 eleitores baianos estão em situação irregular, com títulos cancelados.
No caso de mudança de nome, data de nascimento e filiação, é necessário apresentar documento que comprove a alteração (certidão de casamento, certidão de nascimento, ambas com averbação, se for o caso, bem como certidão de inteiro teor emitida pelo cartório de registro civil ou outro documento com fé pública onde conste a informação). É recomendável que o interessado consulte previamente o cartório eleitoral que atende ao seu município para saber se o juiz exige a apresentação de outro documento que não esteja relacionado acima. Os telefones dos cartórios estão disponíveis no site do TRE-BA.
Se o eleitor tiver dúvida sobre a regularidade de seu documento, a consulta sobre a situação eleitoral é gratuita e também está disponível no site do órgão. Além da regularização de título, os serviços obrigatórios que serão oferecidos somente até o dia 6 de maio são: alistamento eleitoral (emissão do 1º título), alteração de dados e transferência de domicílio eleitoral.
