02 de dezembro de 2011 | 06:46

EXCLUSIVO: Ridalva desiste da reeleição e Zilton deve assumir presidência do TCE

Zilton Rocha, um conselheiro insubmisso

O conselheiro Zilton Rocha deve ser o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Suas chances se tornaram muito concretas depois que a atual presidente, Ridalva Figueiredo, anunciou ontem, no plenário do Tribunal, que abrirá mão de disputar a reeleição no próximo mês de dezembro.

Na mesma sessão, surpreso com o anúncio, o conselheiro França Teixeira questionou Ridalva: – Mas a senhora está renunciando? Foi rebatido pelo colega Pedro Lino, que se referiu ao direito pleno de a presidente desistir da reeleição.

Lino ainda elogiou a iniciativa da presidente por, na sua avaliação, dar a oportunidade para outros conselheiros se candidatarem. A priori, Zilton contaria com o apoio de todos os colegas, à exceção de França Teixeira.

Os dois brigaram pouco depois de seu ingresso na Corte em mais um dos desentendimentos dos quais França já tomou parte no TCE. Zilton é o primeiro indicado ao TCE de Wagner, que ao final de seu segundo mandato poderá nomear mais cinco nomes para o órgão por causa das aposentadorias compulsórias.

Ex-deputado do PT, o conselheiro já chegou ao TCE dando mostras de sua imparcialidade, fato raro em Tribunais de Contas. Indicado para relatar as contas do primeiro ano da gestão do governador, não se furtou em criticá-las, recomendando sua aprovação com ressalvas.

Wagner ficou irado com o correligionário, mas o máximo que pode fazer foi lhe mandar vários recados, afirmando que, no fundo, o que merecia ser reprovado era o posicionamento do conselheiro com ele.

Comentários